Design de Jogos Digitais para Reabilitação Motora de Pessoas com Baixa Renda

  • Emmanuel G. Souza UNIRIO
  • Tadeu M. de Classe UNIRIO

Resumo


A literatura sugere que jogos sérios possui a capacidade de melhorar habilidades físicas e cognitivas das pessoas. Com base nisso, este trabalho tem o objetivo de buscar entender conceitos e técnicas da fisioterapia, mas especificamente o uso da gameterapia na reabilitação motora, com o objetivo de integrar as técnicas em tratamentos de pessoas com problemas motores, através de jogos mobiles para pessoas de baixa renda. De início teremos uma verificação literária do tema, com a citação de trabalhos relacionados, na sequência haverá uma análise das necessidades fisioterapêuticas, e por fim temos a criação de um método/processo voltado para o design e desenvolvimento de jogos. Sendo assim, neste trabalho buscará ser construída uma ferramenta no tratamento da fisioterapia, integrando jogos digitais como meio de tratamento personalizado.
Palavras-chave: Jogos Sérios, Gameterapia, Mobile, Baixa Renda

Referências

Souza A.T. e Ribeiro Filho, M. (2019). Proposta de Jogo Sério para Reabilitação Motora. Anais do Seminário Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde.

Almeida, Q. J., & Bhatt, H. (2012). A manipulation of visual feedback during gait training in Parkinson's disease. Parkinson’s Disease, 2012.

Chandler, H. M. (2009). Manual de produção de jogos digitais. Bookman Editora.

Cruz, A. P. (2014). O uso da realidade virtual como ferramenta de inovação para reabilitação de pacientes com doença de Parkinson: uma revisão sistemática. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-SERGIPE, 2(3), 97-110.

IBGE Educa (2019). Uso de Internet, Televisão e Celular no Brasil. IBGE Educa. Disponível em: [link]. Acessado em: 18 de junho de 2021.

Farias, E. H. et al., “MOLDE - A Methodology for Serious Games Measure-Oriented Level Design,” XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pp. 29–38, 2014

Moore, M. (2016). Basics of game design. CRC Press.

Pimentel, M., & Filippo, D. (2016). Desafios para fazer Pesquisa Científica de Qualidade (rigor), Útil (aplicada) e Relevante em Informática na Educação. Notas da palestra proferida, (5º).

Rocha, P. R., Defavari, A. H., & Brandão, P. S. (2012). Estudo da viabilidade da utilização do Kinect como ferramenta no atendimento fisioterapêutico de pacientes neurológicos. XI Simpósio Brasileiro de jogos e Entretenimento Digital, 16-22.

Zyda, M. (2005). From visual simulation to virtual reality to games. Computer, 38(9), 25-32.
Publicado
01/09/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Emmanuel G.; DE CLASSE, Tadeu M.. Design de Jogos Digitais para Reabilitação Motora de Pessoas com Baixa Renda. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ERSI-RJ), 7. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 116-119.