Tecnologias Disruptivas e Inovação: Levando a Robótica para a Comunidade através do Ambiente Maker na Amazônia Ocidental

  • Esther Hadassa Lima de Carvalho IFAC
  • Fredson Gomes da Silva Júnior IFAC
  • Angelo Maggioni e Silva IFAC

Resumo


O progresso tecnológico das últimas décadas trouxe novos conhecimentos e desafios para a escola, exigindo seu envolvimento na construção de uma sociedade mais equitativa. Para cumprir esse papel, a educação integrou-se à tecnologia com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas e garantir um ensino-aprendizagem mais eficiente. Nesse contexto, surge a robótica educacional ou pedagógica como uma ferramenta inovadora para auxiliar no processo educativo. Este artigo relata a experiência de dois cursos, "Tecnologias Disruptivas" e “Transformação Digital” realizados no Acre entre 2024 e 2025 na Amazônia Brasileira. Quantificamos os benefícios obtidos pelos alunos alcançando um aumento de 44% na taxa de respostas certas e um excelente feedback qualitativo para o módulo handson no curso “Tecnologias Disruptivas e Inovação”. Os cursos, que combinaram teoria e prática, abordaram tecnologias como Arduino, Raspberry Pi, e fabricação digital, capacitando os participantes a desenvolverem soluções tecnológicas. A experiência destacou o impacto positivo na região Norte do Brasil, ao fornecer acesso a novas tecnologias, fomentar o empreendedorismo local e reduzir o analfabetismo digital.

Referências

Papert, S., & Harel, I. (1991). Constructionism. Ablex Publishing.

Brown, T. (2009). Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperBusiness.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável 2023. Nova Iorque, 2023. Disponível em: [link]

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2023.

Christensen, C. (2015). The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail. Harvard Business Review Press.

MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H.dos. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2015.

VALENTE, José Armando. Pensamento Computacional na Educação: conceitos e práticas pedagógicas. Campinas: Editora Unicamp, 2016.

WING, Jeannette M. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
Publicado
20/07/2025
CARVALHO, Esther Hadassa Lima de; SILVA JÚNIOR, Fredson Gomes da; MAGGIONI E SILVA, Angelo. Tecnologias Disruptivas e Inovação: Levando a Robótica para a Comunidade através do Ambiente Maker na Amazônia Ocidental. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.7455.