Da Teoria à Prática com o GPH: Metodologia para Desenvolvimento de Cursos Maker

  • Otávio Barbosa UFRN
  • Lisandry Azuaje UFRN
  • Alba Araújo UFRN
  • Vinicius Cruz UFRN
  • Samaherni Dias UFRN

Resumo


Este artigo apresenta uma metodologia para desenvolver cursos que promovam o ensino e a disseminação de conhecimentos relacionados à cultura maker, com base nas atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa em Hardware (GPH) da UFRN. A metodologia integra a produção de materiais, a aplicação das aulas e a avaliação dos alunos, visando criar um curso modularizado e adaptável a diferentes contextos e públicos. Os cursos abrangem conceitos básicos de eletrônica, programação, microcontroladores, design de modelos 3D, elaboração de placas de circuito impresso (PCB) e soldagem de componentes eletrônicos. Além de explorar a cultura maker como um movimento que promove a experimentação, a inovação e o aprendizado, destacando a importância da tecnologia e da educação maker. Como resultado tem-se a aplicação dos cursos de C++, Arduino e prototipagem, com materiais didáticos, suporte técnico e projetos práticos.

Referências

Anderson, C. (2012). Makers: The New Industrial Revolution. Crown, New York.

Blikstein, P. (2018). Maker movement in education: History and prospects. In de Vries, M. J., editor, Handbook of Technology Education, pages 419–437. Springer.

Borri, S. (2021). From classroom to learning environment. In et al., D. S., editor, Makers at School, Educational Robotics and Innovative Learning Environments, volume 240 of Lecture Notes in Networks and Systems, page Especificar páginas se disponíveis. Springer.

Carvalho, A. B. G. P. d. (2024). Fablab e educação no brasil: as ações de disseminação da cultura maker na educação básica e no ensino superior. Texto Livre, 17:e52809.

Daniela, L. (2021). Pedagogical considerations for technology-enhanced learning. In et al., D. S., editor, Makers at School, Educational Robotics and Innovative Learning Environments, volume 240 of Lecture Notes in Networks and Systems, page Especificar páginas se disponíveis. Springer International Publishing.

J. Debowski, D. C. e Ryan, B. (2024). The value of a makerspace: cultural (re-)production and the making of a city. Journal of Urbanism: International Research on Placemaking and Urban Sustainability, 0(0):1–23.

Papavlasopoulou, S., Giannakos, M. N., e Jaccheri, L. (2017). Empirical studies on the maker movement, a promising approach to learning: A literature review. Entertainment Computing, 18:57–78.

Tabarés, R. e Boni, A. (2023). Maker culture and its potential for stem education. International Journal of Technology and Design Education, 33(1):241–260.
Publicado
20/07/2025
BARBOSA, Otávio; AZUAJE, Lisandry; ARAÚJO, Alba; CRUZ, Vinicius; DIAS, Samaherni. Da Teoria à Prática com o GPH: Metodologia para Desenvolvimento de Cursos Maker. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 39-48. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.8191.