Uma Abordagem Maker para Educação: Desenvolvimento de um Kit Didático Interativo com Arduino Nano

  • Otávio Barbosa UFRN
  • Lisandry Azuaje UFRN
  • Síria Freitas UFRN
  • Vinicius Cruz UFRN
  • Samaherni Dias UFRN

Resumo


O ensino de programação e eletrônica enfrenta a dificuldade de que os kits educacionais disponíveis comercialmente possuem custos elevados ou estruturas limitada. Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma plataforma educacional baseada no Arduino Nano, facilitando o aprendizado de forma acessível e interativa. A plataforma integra um display LCD, Leds, buzzer, botões tácteis e suporte à comunicação I2C, permitindo a realização de experimentos práticos, como controle de entradas e saídas digitais, modulação PWM, exibição de mensagens e interação com dispositivos externos. Além disso, conta com uma case produzida por impressão 3D, proporcionando organização, portabilidade e proteção dos componentes. A metodologia adotada envolveu a definição dos requisitos do sistema, escolha dos componentes, elaboração do esquemático eletrônico e projeto da PCB no software EasyEDA, além da modelagem da case no software OnShape. A plataforma possibilita a implementação de diversas aplicações práticas, como desenvolvimento de interfaces homem-máquina (IHM), geração de sinais via modulação PWM e comunicação entre dispositivos via I2C.

Referências

Borges, A. L. S., Vieira, C. H. D., Pereira, G. R., e dos Reis, J. C. D. (2024). Kit experimental de física com arduino. Trabalho de conclusão de curso em técnico de nível médio em informática para internet, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Carvalho, A. B. G. P. d. (2024). Fab lab e educação no brasil: as ações de disseminação da cultura maker na educação básica e no ensino superior. Texto Livre, 17:e52809.

Kondaveeti, H., Kumaravelu, N., Vanambathina, S., Mathe, S., e Vappangi, S. (2020). A systematic literature review on prototyping with arduino: Applications, challenges, advantages, and limitations. Computer Science Review, 40:1–28.

Oliveira, D. S., Taffner, M. B., Pereira, E. P., Maques, F. P., e Gomes, R. C. (2024). Cultura maker na educação: benefícios e desafios em iniciativas extracurriculares para escolas públicas. Revista Caderno Pedagógico, 21:1–23.

Pereira, P. e Silva, M. (2021). Construção de um kit experimental com arduino para ensino de oscilações em tempo real. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43:1–6.

Takács, A., Eigner, G., Kovács, L., Rudas, I., e Haidegger, T. (2016). Teacher’s kit. IEEE Robotics and Automation, 23:30–39.
Publicado
20/07/2025
BARBOSA, Otávio; AZUAJE, Lisandry; FREITAS, Síria; CRUZ, Vinicius; DIAS, Samaherni. Uma Abordagem Maker para Educação: Desenvolvimento de um Kit Didático Interativo com Arduino Nano. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 49-58. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.8194.