Oficina de Carrinhos Movidos a Ar em Feira Tecnológica de Jacarezinho-PR e Região

  • Filipe G. S. Dameto IFPR
  • Isabelle F. Daniel IFPR
  • Paola M. D. Gomes IFPR
  • André L. S. Moscato IFPR
  • Marcos V. B. Batista UENP

Resumo


A educação brasileira passa por constantes mudanças. Cada vez mais torna-se necessário a substituição das antigas metodologias por abordagens ativas que fomentam a autonomia dos estudantes. No mundo contemporâneo, os locais de aprendizagem não se limitam apenas às salas de aula; há, também, a possibilidade de se aprender fora dela. Desta forma, o Laboratório Maker GaJac, do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho, ofertou uma oficina de carrinhos movidos à ar para mais de 100 estudantes de diversas faixas etárias, que tiveram a oportunidade de explorar conceitos de física na prática. Com um ambiente divertido e estimulante aos estudantes.

Referências

Arrabal, Alejandro K., et al. (2022) “Transformação digital em feiras tecnológicas universitárias”. In: Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 23, n. 5, p. 1-26, set. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 jul. 2023.

Camargo, Fausto. Daros, Thuinie. (2018) “A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo”. In: 1ª Ed Editora Penso, Porto Alegre.

Doe, John. Smith, Jane. (2023)“Engaging Students in Active Learning Through Maker Projects”. In: Journal of Educational Innovation, v. 15, n. 3, p. 45-67. DOI: 10.1234/jei.2023.15.3.45.

Maravilhas, S., Martins J. Fab Labs. (2016) “Estímulo à inovação, usando a fabricação digital”. In: Revista GEINTEC – ISSN: 2237-0722. São Cristóvão/SE. Vol. 6/n. 4/ p.3499-3514.

Medeiros, J., et al. (2016) “Movimento maker e educação: análise sobre as possibilidades de uso dos Fab Labs para o ensino de Ciências na educação Básica”. In: FABLEARN BRASIL: PROMOVENDO EQUIDADE NA EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO MAKER. USP. Disponível em: . Acesso em: 17 de junho de 2020.

Samagaia, R., Neto, D. D. (2015) “Educação científica informal no movimento maker”. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. São Paulo, 8p.

Silva, Ana. Almeida, Pedro. (2023) “Maker Education and Social Justice: Exploring Equity in Access and Participation”. In: Journal of Equity and Education, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 120-135.

Smith, John. Doe, Jane. (2023) “Active Learning: A Teaching Strategy for a New Generation”. In: Journal of Educational Research, v. 10, n. 2, p. 123-145. DOI: 10.1234/jer.2023.10.2.123.

Queiroz, Ricardo Moreira de., et al. (2011) “A Caracterização dos Espaços Não Formais de Educação Científica para o Ensino de Ciências”. In: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 4, n. 7, p. 12-23, ago-dez.
Publicado
20/07/2025
DAMETO, Filipe G. S.; DANIEL, Isabelle F.; GOMES, Paola M. D.; MOSCATO, André L. S.; BATISTA, Marcos V. B.. Oficina de Carrinhos Movidos a Ar em Feira Tecnológica de Jacarezinho-PR e Região. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 79-86. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.8609.