Pensamento Computacional e Cultura Maker na educação básica: programação em bloco e Robótica Educacional no Projeto de Extensão MyCode

  • Rafael Porto Viana IFNMG
  • Rafaela Caiafa Faria Vieira Marques IFNMG
  • Gilda Maria Rodrigues Fonseca IFNMG
  • Pedro Lucas Cardoso Almeida IFNMG

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a metodologia do projeto de extensão MyCode, desenvolvido pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Montes Claros, que visa promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional entre alunos do ensino fundamental da rede pública. Por meio de oficinas práticas de programação em blocos e robótica, o projeto busca estimular habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas. A metodologia é estruturada em três etapas e fundamentada em metodologias ativas, como gamificação. A análise dos resultados evidencia avanços significativos na compreensão da lógica computacional, além de favorecer habilidades socioemocionais, como criatividade e autonomia.

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Publicado
20/07/2025
VIANA, Rafael Porto; MARQUES, Rafaela Caiafa Faria Vieira; FONSECA, Gilda Maria Rodrigues; ALMEIDA, Pedro Lucas Cardoso. Pensamento Computacional e Cultura Maker na educação básica: programação em bloco e Robótica Educacional no Projeto de Extensão MyCode. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 87-96. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.8643.