Oficinas de Robótica e Programação para Professores da Rede Pública Estadual do Paraná – O Projeto NP Maker

  • André L. S. Moscato IFPR
  • Carlos E. Angelini IFPR
  • Fabrício Baptista IFPR
  • Felipe A. A. Possoli IFPR
  • Héber R. F. Morais IFPR
  • Jonatas B. Santos IFPR
  • Hugo E. R. Corrêa IFPR
  • Luis F. B. Martins IFPR
  • Renan O. A. Takeuchi IFPR
  • Ricardo Breganon IFPR
  • Uiliam N. L. T. Alves IFPR
  • Wenderson N. Lopes IFPR
  • Filipe G. S. Dameto IFPR
  • Marcos V. B. Batista UENP

Resumo


Este relato de experiência trata de um projeto criado para a capacitação de professores da educação básica, para ministrar as disciplinas relacionadas à robótica e pensamento computacional, na região do Norte Pioneiro do Paraná. Este projeto, caracterizou-se pela convergência de atores do ecossistema de inovação para suprir uma demanda regional, Sistema Regional de Inovação, Instituto Federal, SEBRAE, Núcleos de Educação e UENP convergiram para conceber e executar este projeto, que trouxe como resultados a capacitação de mais de 200 professores e, indiretamente, milhares de estudantes. Acredita-se que este projeto ainda contribui para a fomentar o desenvolvimento da cultura maker e da inovação na região.

Referências

ANDRADE, Mariane. C; MOSCATO, André. L. S; VERRI, Juliano. A; ALMEIRA, João Paulo. L. S; BREGANON, Ricardo. (2020) A utilização da robótica como ferramenta de ensino na educação profissional, Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, v.5, n.8, Paranaguá, PR.

GONÇALVES, Roberta. Y. L; COSTA, Walter. L. B. C; BATISTA, Francisco. W. P; MOREIRA, Leonardo. R; ALBUQUERQUE, Victor Hugo. H. C; BEZERRA, Júlio Cesar. C; MEIRELES, Alandson. M. R. (2016) Desenvolvimento de sistema de monitoramento da frequência cardíaca com uso de hardware livre e integração mobile. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, v.1, n.5, Paranaguá, PR.

SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial, Edipro, São Paulo, 2016.

SILVA, Alzira F. Roboeduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional. Natal: Tese, 2009.

SILBERMAN, Michael. (1996) Active learning: 101 strategies do teach any subject. Editora Pearson Massachusetts.

ULLRICH, Roberto A. (1987) Robótica – Uma Introdução. O porquê dos robôs e seu papel no trabalho. Rio de Janeiro, Editora Campus.

ZILLI, Silvana. D. R. (2002) Apostila de Robótica Educacional. Expoente Informática. Curitiba, Gráfica Expoente.

ZILLI, Silvana. D. R. (2004) A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e práticas. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis.
Publicado
20/07/2025
MOSCATO, André L. S. et al. Oficinas de Robótica e Programação para Professores da Rede Pública Estadual do Paraná – O Projeto NP Maker. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 117-126. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.9101.