Abordagem Maker na Contemporaneidade: Perspectivas e Possibilidades nos Processos de Ensino e Aprendizagem
Resumo
A pesquisa visa identificar as possibilidades da Cultura Maker como proposta educacional para desenvolver competências contemporâneas. O movimento Maker tem se expandido nas escolas, permitindo que alunos adquiram habilidades atuais por meio de experiências práticas. A análise busca responder como a Abordagem Maker pode promover autonomia, engajamento e aprendizagem. Questionários e entrevistas foram aplicados a professores e alunos para entender a vivência dessa abordagem nas instituições. Constatou-se que essa perspectiva inovadora estimula o engajamento e a criatividade, tornando os alunos protagonistas de sua própria aprendizagem.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
SANTOS, Samara S. R. dos; SOARES, Hemily da S.; SOUSA, Andreia de; BARBOSA, Felipe G.; SANTOS, Jéssica A. dos.
Abordagem Maker na Contemporaneidade: Perspectivas e Possibilidades nos Processos de Ensino e Aprendizagem. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 127-136.
DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.9222.