Robô voltado ao Ensino de Lógica de Programação para crianças do Ensino Fundamental I

  • Filipe G. S. Dameto IFPR
  • Fabiola I. Dornelles IFPR
  • André L. S. Moscato IFPR
  • Héber R. F. Morais IFPR
  • João Paulo L. S. Almeida IFPR

Resumo


A utilização da robótica como ferramenta de aprendizado tem crescido em todo país, principalmente com fins no aprimoramento dos conhecimentos sobre ciências exatas e tecnológicas. Neste contexto, o presente projeto visa o desenvolvimento de um robô através de uma iniciativa no IFPR, campus jacarezinho, buscando aprimorar o conhecimento lógico de crianças. Considerando isso, foi desenvolvido um robô que, com auxílio de cartões coloridos e um tabuleiro, estimule o raciocínio da futura geração. O presente projeto cumpre com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 9 e 11 (Educação de Qualidade; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis; respectivamente).

Referências

Cysneiros, P. G. (2008). PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(12). DOI: 10.9771/2317-1219rf.v12i12.2971

SILVA, Alzira F. Roboeduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional. Natal: Tese, 2009.

SULLIVAN, F. R.; HEFFERNAN, J. Robotics and education: New tools, new learning. Journal of Research on Technology in Education, 106-128. 2016.

EGUCHI, A. Educational robotics for promoting 21st century skills. Journal of Automation, Mobile Robotics & Intelligent Systems, 12-20. 2016.
Publicado
20/07/2025
DAMETO, Filipe G. S.; DORNELLES, Fabiola I.; MOSCATO, André L. S.; MORAIS, Héber R. F.; ALMEIDA, João Paulo L. S.. Robô voltado ao Ensino de Lógica de Programação para crianças do Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 161-164. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.8099.