Formação EduMaker: Um Relato de Experiência para Atuação de Instrutores em Ambientes de Inovação
Resumo
Este artigo analisa as ações formativas voltadas aos instrutores dos Espaços 4.0 – espaços de inovação situados nos campi do Instituto Federal de Alagoas, com ênfase no planejamento pedagógico, nas metodologias ativas e no uso de tecnologias emergentes na educação profissional e tecnológica. Baseadas no modelo TPACK e em abordagens de aprendizagem ativa, as formações buscaram desenvolver competências técnicas e pedagógicas alinhadas às demandas da Quarta Revolução Industrial. Os resultados evidenciam avanços na fluência tecnológica e no engajamento dos participantes, reforçando a importância de uma estrutura formativa flexível, que articule teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem.
Referências
Albuquerque, C. H., e Cavalcante, P. S. (2023). A importância dos monitores no fomento ao aprendizado ativo e colaborativo em espaços maker: Um estudo no Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas. Anais do CSBC, 1–10.
Almeida, M. E. B. (2019). Cultura digital, educação e tecnologias: Cenários de inovações e desafios. Revista Educação, 44(1), 1–15.
Blikstein, P. (2013). Digital fabrication and ‘making’ in education: The democratization of invention. In J. Walter-Herrmann & C. Büching (Eds.), FabLab: Of machines, makers and inventors (pp. 203–222). Bielefeld: Transcript Publishers.
Blikstein, P. (2018). Prepárate, ¡lista, fabrica!: el impacto de la revolución maker en la educación. In F. Tort (Ed.), Cultura maker en la educación (pp. 45–62). Barcelona: Grao.
Ferreira, L. F. S., Albuquerque, C. H., Pereira, R. I. S., & Cavalcante, P. S. (2022). Espaços 4.0 e a educação maker: Mapeamento do perfil docente para atuar em cursos de qualificação tecnológica. In P. A. de Castro & R. B. de Figueiredo Melo (Orgs.), GT 19 Tecnologias e educação (21ª ed., Vol. 19, pp. 1–1032). Realize Eventos Científicos & Editora Ltda.
Filatro, A. (2017). Design instrucional na prática. Pearson.
Filatro, A. (2018). Design thinking e educação inovadora: design de experiências de aprendizagem. Penso.
Martinez, S. L., & Stager, G. (2019). Invent to learn: Making, tinkering, and engineering in the classroom (2nd ed.). Constructing Modern Knowledge Press.
Mishra, P., & Koehler, M. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A new framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017–1054.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books.
Papert, S. (2007). Harnessing the power of emerging technologies in education. MIT Press.
Schwab, K. (2017). The fourth industrial revolution. Crown Publishing Group.
Almeida, M. E. B. (2019). Cultura digital, educação e tecnologias: Cenários de inovações e desafios. Revista Educação, 44(1), 1–15.
Blikstein, P. (2013). Digital fabrication and ‘making’ in education: The democratization of invention. In J. Walter-Herrmann & C. Büching (Eds.), FabLab: Of machines, makers and inventors (pp. 203–222). Bielefeld: Transcript Publishers.
Blikstein, P. (2018). Prepárate, ¡lista, fabrica!: el impacto de la revolución maker en la educación. In F. Tort (Ed.), Cultura maker en la educación (pp. 45–62). Barcelona: Grao.
Ferreira, L. F. S., Albuquerque, C. H., Pereira, R. I. S., & Cavalcante, P. S. (2022). Espaços 4.0 e a educação maker: Mapeamento do perfil docente para atuar em cursos de qualificação tecnológica. In P. A. de Castro & R. B. de Figueiredo Melo (Orgs.), GT 19 Tecnologias e educação (21ª ed., Vol. 19, pp. 1–1032). Realize Eventos Científicos & Editora Ltda.
Filatro, A. (2017). Design instrucional na prática. Pearson.
Filatro, A. (2018). Design thinking e educação inovadora: design de experiências de aprendizagem. Penso.
Martinez, S. L., & Stager, G. (2019). Invent to learn: Making, tinkering, and engineering in the classroom (2nd ed.). Constructing Modern Knowledge Press.
Mishra, P., & Koehler, M. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A new framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017–1054.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books.
Papert, S. (2007). Harnessing the power of emerging technologies in education. MIT Press.
Schwab, K. (2017). The fourth industrial revolution. Crown Publishing Group.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
FERREIRA, Líllian Franciele Silva; ALBUQUERQUE, Cassiano Henrique de; CAVALCANTE, Patrícia Smith.
Formação EduMaker: Um Relato de Experiência para Atuação de Instrutores em Ambientes de Inovação. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 173-180.
DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.8710.