Formação EduMaker: Um Relato de Experiência para Atuação de Instrutores em Ambientes de Inovação

  • Líllian Franciele Silva Ferreira UFPE
  • Cassiano Henrique de Albuquerque IFAL
  • Patrícia Smith Cavalcante UFPE

Resumo


Este artigo analisa as ações formativas voltadas aos instrutores dos Espaços 4.0 – espaços de inovação situados nos campi do Instituto Federal de Alagoas, com ênfase no planejamento pedagógico, nas metodologias ativas e no uso de tecnologias emergentes na educação profissional e tecnológica. Baseadas no modelo TPACK e em abordagens de aprendizagem ativa, as formações buscaram desenvolver competências técnicas e pedagógicas alinhadas às demandas da Quarta Revolução Industrial. Os resultados evidenciam avanços na fluência tecnológica e no engajamento dos participantes, reforçando a importância de uma estrutura formativa flexível, que articule teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem.

Referências

Albuquerque, C. H., e Cavalcante, P. S. (2023). A importância dos monitores no fomento ao aprendizado ativo e colaborativo em espaços maker: Um estudo no Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas. Anais do CSBC, 1–10.

Almeida, M. E. B. (2019). Cultura digital, educação e tecnologias: Cenários de inovações e desafios. Revista Educação, 44(1), 1–15.

Blikstein, P. (2013). Digital fabrication and ‘making’ in education: The democratization of invention. In J. Walter-Herrmann & C. Büching (Eds.), FabLab: Of machines, makers and inventors (pp. 203–222). Bielefeld: Transcript Publishers.

Blikstein, P. (2018). Prepárate, ¡lista, fabrica!: el impacto de la revolución maker en la educación. In F. Tort (Ed.), Cultura maker en la educación (pp. 45–62). Barcelona: Grao.

Ferreira, L. F. S., Albuquerque, C. H., Pereira, R. I. S., & Cavalcante, P. S. (2022). Espaços 4.0 e a educação maker: Mapeamento do perfil docente para atuar em cursos de qualificação tecnológica. In P. A. de Castro & R. B. de Figueiredo Melo (Orgs.), GT 19 Tecnologias e educação (21ª ed., Vol. 19, pp. 1–1032). Realize Eventos Científicos & Editora Ltda.

Filatro, A. (2017). Design instrucional na prática. Pearson.

Filatro, A. (2018). Design thinking e educação inovadora: design de experiências de aprendizagem. Penso.

Martinez, S. L., & Stager, G. (2019). Invent to learn: Making, tinkering, and engineering in the classroom (2nd ed.). Constructing Modern Knowledge Press.

Mishra, P., & Koehler, M. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A new framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017–1054.

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books.

Papert, S. (2007). Harnessing the power of emerging technologies in education. MIT Press.

Schwab, K. (2017). The fourth industrial revolution. Crown Publishing Group.
Publicado
20/07/2025
FERREIRA, Líllian Franciele Silva; ALBUQUERQUE, Cassiano Henrique de; CAVALCANTE, Patrícia Smith. Formação EduMaker: Um Relato de Experiência para Atuação de Instrutores em Ambientes de Inovação. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 173-180. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.8710.