Desenvolvimento de Bancadas Didáticas de Controle de Processos no IFMaker Salto

  • Nilson Roberto Inocente Júnior IFSP
  • Érico Pessoa Félix IFSP
  • Fabíola Tocchini de Figueiredo Kokumai IFSP

Resumo


Este artigo trata do desenvolvimento de Bancadas Didáticas de Controle de Processos, para implementação de atividades práticas nos cursos técnicos e superiores de Automação Industrial e Controle do IFSP Campus Salto. Ressalta-se a importância do Laboratório Maker como espaço para o desenvolvimento de projetos de baixo custo e acessíveis para todos os tipos de instituições de ensino. É feito um breve relato do processo de concepção e construção das bancadas didáticas, resultando em um conjunto de equipamentos completamente funcionais e aptos a atender às necessidades dos cursos, o que se comprova por meio de testes realizados com professores e alunos.

Referências

ABREU, Rafael N. Fundamentos de Controle de Processos. São Paulo: Editora Técnica, 2018.

ASTROM, K. J.; MURRAY, R. M. Feedback systems: an introduction for scientists and engineers. Princeton: Princeton University Press, 2008.

CARVALHO, João M. Automação Industrial: Fundamentos e Aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

CASALE, Adriana. Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia. 2013. 222 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 mar. 2025.

COSTA, Marcos A.; PEREIRA, Luana S.; ALMEIDA, Júlio C. Desenvolvimento de Bancadas Didáticas de Baixo Custo para Ensino de Controle de Processos. São Paulo: Editora Universitária, 2021.

COSTA, R. F.; SANTOS, A. P. Inovação na educação técnica: o papel dos laboratórios makers no ensino de automação industrial. Revista Brasileira de Educação Tecnológica, v. 12, n. 2, p. 45-60, 2019.

DORF, R. C.; BISHOP, R. H. Sistemas de controle automático. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MACHADO, L. P.; ALMEIDA, J. C. Aprendizagem ativa e desenvolvimento de protótipos: uma abordagem maker no ensino de controle de processos. Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, v. 5, p. 101-112, 2021.

MENDES, Rogério F.; SILVA, Mariana P.; OLIVEIRA, Paula S. Controle de Processos: Novas Tecnologias e Aplicações Didáticas. Belo Horizonte: Editora Universitária, 2020.

OGATA, K. Engenharia de controle moderno. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

OLIVEIRA, Paula S. Controle de Processos: Teoria e Prática. Belo Horizonte: Editora Universitária, 2017.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 25, n. 2, p. 121-134, jul./dez. 2004. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 mar. 2025.

SANTOS, Carlos E. Tecnologias em Automação e Controle: Práticas e Experimentos. Porto Alegre: Bookman, 2019.

SEBORG, D. E.; EDGAR, T. F.; MELLICHAMP, D. A.; DOYLE, F. J. Process dynamics and control. 3. ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2010.

SILVA, M. T.; OLIVEIRA, R. F.; FERREIRA, P. L. Desafios e soluções para a implementação de laboratórios didáticos de automação em instituições públicas. Revista de Ensino em Engenharia, v. 26, n. 1, p. 77-92, 2020.
Publicado
20/07/2025
INOCENTE JÚNIOR, Nilson Roberto; FÉLIX, Érico Pessoa; KOKUMAI, Fabíola Tocchini de Figueiredo. Desenvolvimento de Bancadas Didáticas de Controle de Processos no IFMaker Salto. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 181-188. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.8729.