Núcleo Edumaker no Espaço IF Maker Sertão do IFSertãoPE/Campus Petrolina: um Relato de Experiência
Resumo
O Núcleo Edumaker, criado no Espaço IF Maker Sertão do IFSertãoPE/Campus Petrolina, promoveu a cultura maker na educação entre 2022 e 2023. Com oficinas, cursos e eventos, o projeto impactou 530 pessoas, incentivando o aprendizado prático e interdisciplinar. Suas ações incluíram modelagem e impressão 3D, participação em feiras e integração comunitária. Apesar dos desafios financeiros e estruturais, o projeto demonstrou potencial educativo e sustentável, destacando a importância do acesso gratuito e da formação continuada. Futuramente, busca-se expandir suas atividades e consolidar uma rede de espaços makers na região.Referências
FABFOUNDATION. Homepage, 2016. Disponível em: [link].
MARUYAMA, Ú. et al. O "Aprender Fazendo" da Rede Federal de Educação Profissional. Brasília: MEC, 2022.
PINTO, S. L. U. et al. O movimento maker: enfoque nos fablabs brasileiros. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, 2018.
MARUYAMA, Ú. et al. O "Aprender Fazendo" da Rede Federal de Educação Profissional. Brasília: MEC, 2022.
PINTO, S. L. U. et al. O movimento maker: enfoque nos fablabs brasileiros. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, 2018.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
TRIGO, Luis Nícolas de Amorim; ANJOS, Débora Santos Carvalho dos; SOUZA, Izaias Antônio de; SOUZA, Lucas Pereira de; SOUZA, Maria Eduarda Borges de.
Núcleo Edumaker no Espaço IF Maker Sertão do IFSertãoPE/Campus Petrolina: um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 189-195.
DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.9054.