PET 3D: Uma Abordagem Sustentável para a Produção de Filamento 3D a Partir de Resíduos Plásticos
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento do PET 3D, um protótipo de baixo custo projetado para reaproveitar garrafas PET, convertendo-as em filamento sustentável para impressão 3D voltada à robótica educacional. A máquina integra processos automatizados de filetagem, extrusão e controle via IoT, com uso de microcontrolador ESP32, garantindo filamento de 1,75 mm, compatível com impressoras FDM. Testes demonstraram taxa média de aproveitamento de cerca de 90% do corpo das garrafas, comprovando sua viabilidade técnica e econômica. O projeto promove práticas sustentáveis e inclusivas, incentivando a economia circular e ampliando o acesso à Cultura Maker e à educação tecnológica em escolas com recursos limitados.Referências
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Ferreira, F. F. (2020). Estudo e desenvolvimento de filamento de pet reciclado para impressoras 3d fdm. Dissertação (mestrado em engenharia de materiais), UFOP - UEMG, Rede Temática em Engenharia de Materiais (REDEMAT).
Hebebci, M. T. and Hebebci, G. M. (2021). Evaluation of 3d design applications in stem education. In Jackowicz, S. and Ozturk, O. T., editors, Proceedings of ICSES 2021, pages 28–39, Antalya, TURKEY. ISTES Organization.
Jucá, S. C. S., Pereira, R. I. S., and Silva, J. F. (2023). Plataforma Didática para Ensino à Distância de Microcontroladores e Internet das Coisas. EDIFCE, Fortaleza. Acesso em: 12 jun. 2024.
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WWF (2022). Transparent 2022 - annual resource: Plastic progress report. Technical report, ReSource. Acesso em: 13 maio 2024.
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WWF (2022). Transparent 2022 - annual resource: Plastic progress report. Technical report, ReSource. Acesso em: 13 maio 2024.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
OLIVEIRA, Ernany S. et al.
PET 3D: Uma Abordagem Sustentável para a Produção de Filamento 3D a Partir de Resíduos Plásticos. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 208-211.
DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.8118.