Além das Barreiras: Uma Análise Prática do Método MIS-LT para Inspecionar a Comunicabilidade de Sistemas Interativos para Usuários com Deficiência Visual

  • Lucas Pedroso Carvalho UFMG
  • Mariana Aparecida dos Santos UFMG
  • Joana Gabriela R. de Souza UFMG
  • Raquel Oliveira Prates UFMG
  • André Pimenta Freire UFLA

Resumo


A disponibilidade e o uso de sistemas interativos aumentaram consideravelmente. No entanto, avaliar a acessibilidade e comunicabilidade de tais sistemas para uma gama de usuários é essencial para melhorar sua qualidade. Os métodos de avaliação de Interação Humano-Computador (IHC) avaliam diferentes aspectos da qualidade da interação do sistema. O Método de Inspeção Semiótica Mediada por Leitores de Tela (MIS-LT) surgiu como um método baseado no Método de Inspeção Semiótica (MIS), considerando as particularidades do uso de softwares leitores de tela para mediar a interação usuário-sistema. Este trabalho apresenta uma análise da aplicabilidade do MIS-LT e discute sua contribuição a partir dos conhecimentos relevantes sobre acessibilidade e comunicabilidade que ele gera. Os resultados mostram que o MIS-LT foi além de identificar barreiras de acessibilidade e violações de diretrizes. Ele também permitiu que os avaliadores considerassem o impacto dos problemas de acessibilidade na comunicabilidade do sistema e os diferentes níveis de falhas comunicativas que os usuários com deficiência visual podem vivenciar durante a interação.
Palavras-chave: Acessibilidade, Comunicabilidade, Leitores de Tela, Método de Inspeção Semiótica, Usuários com Deficiência Visual
Publicado
18/10/2021
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CARVALHO, Lucas Pedroso; DOS SANTOS, Mariana Aparecida; DE SOUZA, Joana Gabriela R.; PRATES, Raquel Oliveira; FREIRE, André Pimenta. Além das Barreiras: Uma Análise Prática do Método MIS-LT para Inspecionar a Comunicabilidade de Sistemas Interativos para Usuários com Deficiência Visual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 .