Além das Barreiras: Uma Análise Prática do Método MIS-LT para Inspecionar a Comunicabilidade de Sistemas Interativos para Usuários com Deficiência Visual

  • Lucas Pedroso Carvalho UFMG
  • Mariana Aparecida dos Santos UFMG
  • Joana Gabriela R. de Souza UFMG
  • Raquel Oliveira Prates UFMG
  • André Pimenta Freire UFLA

Resumo

A disponibilidade e o uso de sistemas interativos aumentaram consideravelmente. No entanto, avaliar a acessibilidade e comunicabilidade de tais sistemas para uma gama de usuários é essencial para melhorar sua qualidade. Os métodos de avaliação de Interação Humano-Computador (IHC) avaliam diferentes aspectos da qualidade da interação do sistema. O Método de Inspeção Semiótica Mediada por Leitores de Tela (MIS-LT) surgiu como um método baseado no Método de Inspeção Semiótica (MIS), considerando as particularidades do uso de softwares leitores de tela para mediar a interação usuário-sistema. Este trabalho apresenta uma análise da aplicabilidade do MIS-LT e discute sua contribuição a partir dos conhecimentos relevantes sobre acessibilidade e comunicabilidade que ele gera. Os resultados mostram que o MIS-LT foi além de identificar barreiras de acessibilidade e violações de diretrizes. Ele também permitiu que os avaliadores considerassem o impacto dos problemas de acessibilidade na comunicabilidade do sistema e os diferentes níveis de falhas comunicativas que os usuários com deficiência visual podem vivenciar durante a interação.
Publicado
2021-10-18
Como Citar
CARVALHO, Lucas Pedroso et al. Além das Barreiras: Uma Análise Prática do Método MIS-LT para Inspecionar a Comunicabilidade de Sistemas Interativos para Usuários com Deficiência Visual. Anais do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), [S.l.], out. 2021. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/ihc/article/view/19340>. Acesso em: 18 maio 2024.