Construindo um ambiente de programação IoT com e para crianças em idade pré-escolar

  • Benedito Silva Neto UFSCar
  • Vânia Neris UFSCar
  • Carla Rodriguez UFABC

Resumo


As crianças estão expostas a um conjunto de dispositivos da Internet das Coisas (IoT), como IoToys. Alguns desses dispositivos não são apenas para uso, mas oferecem possibilidades de customização por meio da programação por crianças. Apesar da existência de produtos e projetos dirigidos ao público infantil, as iniciativas apresentadas às crianças em idade pré-escolar são geralmente com objetivos educacionais ou de entretenimento e não consideram a possibilidade de as crianças controlarem o seu funcionamento, programando o comportamento destes produtos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como crianças de 4 a 6 anos percebem a programação de dispositivos IoT e, a partir da prática com eles, construir um protótipo de ambiente de programação para eles. Para tanto, três técnicas de Design Participativo foram adaptadas e aplicadas com 30 crianças. Um protótipo final foi construído e a usabilidade avaliada por um método analítico e um método empírico com a participação de 6 crianças. As lições aprendidas para o design dessas soluções são discutidas.
Palavras-chave: programação do usuário final, Internet das Coisas, Crianças, Design Participativo
Publicado
18/10/2021
SILVA NETO, Benedito; NERIS, Vânia; RODRIGUEZ, Carla. Construindo um ambiente de programação IoT com e para crianças em idade pré-escolar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 .