Respostas Emocionais para Tipos e Tamanhos de Fontes em Páginas Web

  • Renata Germano Bianchi UFSCar
  • Kamila Rios da Hora Rodrigues USP
  • Vânia Paula de Almeida Neris UFSCar

Resumo


As emoções desempenham um papel crítico na tomada de decisões e no comportamento. Vários elementos combinados no web design evocam emoções específicas, embora a tipografia geralmente esteja relacionada às preferências e não à emoção evocada. Por esse motivo, o objetivo deste artigo é investigar os efeitos emocionais dos tipos e tamanhos de fontes para apoiar as decisões de design. As principais etapas do estudo foram: preparação das páginas web; variando os tipos e tamanhos de fonte; realização de estudo de caso com 60 voluntários; análise estatística dos dados com diversos instrumentos avaliativos para compor os componentes emocionais (avaliações cognitivas, tendências comportamentais, expressões motoras e sentimentos subjetivos). Pelos dados coletados com os sujeitos, Arial era mais aliado de emoções positivas do que Times New Roman. O tamanho da fonte 8pt causou experiências desagradáveis, com o maior número de erros. Os tamanhos médio e grande, representados por 12pt e 16pt, estiveram principalmente relacionados com experiências agradáveis ​​e reconfortantes. Houve algumas diferenças nas descobertas sobre os tipos de fonte da literatura e mais estudos são necessários.
Palavras-chave: Tipografia, tamanhos de fonte, tipos de fonte, emoções, design, estudo empírico
Publicado
18/10/2021
BIANCHI, Renata Germano; RODRIGUES, Kamila Rios da Hora; NERIS, Vânia Paula de Almeida. Respostas Emocionais para Tipos e Tamanhos de Fontes em Páginas Web. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 .