Utilizando simulações de datonismo no desenvolvimento de jogos acessíveis para dispositivos móveis

  • Mateus Pinheiro UFC
  • Windson Viana UFC
  • Rossana M. C. Andrade UFC
  • Ticianne Darin UFC

Resumo


Os videogames são uma parte importante da cultura moderna, principalmente após a popularização dos dispositivos móveis, e devem, portanto, ser acessíveis a todas as pessoas. No entanto, mesmo com o avanço da acessibilidade móvel, jogadores com deficiência visual ainda enfrentam barreiras devido ao foco inerente dos jogos em estímulos visuais. Neste contexto, os jogadores daltônicos são afetados pela forma como as cores são usadas nas interfaces, especialmente quando essas cores são a base para a mecânica essencial do jogo. Alguns aspectos desafiadores são a disponibilidade limitada de usuários daltônicos para testes e a importância de identificar e considerar ameaças de acessibilidade mesmo nos estágios iniciais de desenvolvimento. Assim, as simulações digitais surgem como possíveis ferramentas para aumentar a acessibilidade e a conscientização. Com o objetivo de avaliar o impacto do uso de simulações de daltonismo durante o processo de desenvolvimento de jogos para celular, este trabalho apresenta um experimento utilizando simulações em duas plataformas - desktop e realidade aumentada - no desenvolvimento de um jogo real para celular. Os resultados mostram que o uso de simulações pode ajudar designers e desenvolvedores, mesmo aqueles com pouca experiência em avaliação de interface, não apenas a encontrar áreas problemáticas na interface, mas também a adaptar e criar mecânicas acessíveis na jogabilidade principal. Além disso, elas podem aumentar a conscientização, contribuindo para uma indústria de jogos mais inclusiva. Também discutimos as particularidades de diferentes tipos de simulação e como eles podem ser integrados a um processo de desenvolvimento de jogo.
Palavras-chave: acessibilidade, daltonismo, jogos, dispositivos móveis
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PINHEIRO, Mateus; VIANA, Windson; ANDRADE, Rossana M. C.; DARIN, Ticianne. Utilizando simulações de datonismo no desenvolvimento de jogos acessíveis para dispositivos móveis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 .