Falando, desenhando e avaliando: workshops para a construção de um repositório sobre tecnologias para pessoas idosas

Resumo


Introdução: A população idosa no Brasil representa cerca de 10% dos brasileiros e enfrenta dificuldades diversas no uso de tecnologias. Objetivo:Este trabalho propõe a criação de repositório de tecnologias com conteúdo acessível para idosos. Metodologia: O repositório tem sido desenvolvido utilizando a metodologia de Design Centrado no Humano (DCH).As atividades de design da solução foram realizadas em 3 encontros com pessoas idosas, participantes de projetos de extensão. Os encontros foram conduzidos também com o apoio de alunos de graduação, como atividades relacionadas à curricularização da extensão. Resultados: Este artigo relata a condução das práticas participativas junto à comunidade, que apoiaram uma pesquisa científica, uma forma de demonstrar a simbiose entre o tripé ensino-pesquisa-extensão.

Palavras-chave: Pessoas Idosas, Design Centrado no Humano, Workshops

Referências

Balki, E., Holland, C., e Hayes, N. (2023). Use and acceptance of digital communication technology by older adults for social connectedness during the covid-19 pandemic: mixed methods study. Journal of Medical Internet Research, 25:e41535.

Bradley, M. M. e Lang, P. J. (1994). Measuring emotion: the self-assessment manikin and the semantic differential. Journal of behavior therapy and experimental psychiatry, 25(1):49–59.

Brooke, J. (2013). Sus: a retrospective. Journal of usability studies, 8(2):29–40.

Faria, R. e Spode, P. (2025). El envejecimiento poblacional brasileño desde una perspectiva regional y urbana. GEOUSP, 28:e221106.

Fundação Getúlio Vargas (2023). Pesquisa do uso da ti - tecnologia de informações nas empresas.

Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (2022). Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4 Available at: [link]. Accessed in: August 11, 2025.

ISO 9241-210 (2010). Iso 9241-210:2019 ergonomics of human-system interaction part 210: Human-centred design for interactive systems.

Janols, R., Sandlund, M., Lindgren, H., e Pettersson, B. (2022). Older adults as designers of behavior change strategies to increase physical activity—report of a participatory design process. Frontiers in public health, 10:988470.

Jokisch, M. R., Schmidt, L. I., e Doh, M. (2022). Acceptance of digital health services among older adults: Findings on perceived usefulness, self-efficacy, privacy concerns, ict knowledge, and support seeking. Frontiers in public health, 10:1073756.

Leme, R. R., Zaina, L. A., e Casadei, V. (2015). A study of elderly users’ interaction with facebook on mobile devices: identification and definition of the personas. In Proceedings of the 14th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10.

Neris, V. P., Rosa, J. C. S., Maciel, C., Pereira, V. C., Galvão, V. F., e Arruda, I. L. (2024). Grandihc-br 2025-2035-gc4: Sociocultural aspects in human-computer interaction. In Proceedings of the XXIII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–14.

Norman, D. (2013). The design of everyday things. MIT Press.

Organização das Nações Unidas (2022). World population prospects 2022. Available at: [link]. Accessed in: August 11, 2025.

Pachis, J. A. e Zonneveld, K. L. (2019). Comparison of prompting procedures to teach internet skills to older adults. Journal of applied behavior analysis, 52(1):173–187.

Parrião, G. B. L. (2017). Melhor idade conectada: um panorama da interação entre idosos e tecnologias móveis. Tecnologias em Projeção, 8(2):42–53.

Pereira, R., Darin, T., e Silveira, M. S. (2024). Grandihc-br: Grand research challenges in human-computer interaction in brazil for 2025-2035. In Proceedings of the XXIII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–24.

Poslad, S. (2009). Ubiquitous computing: smart devices, environments and interactions. John Wiley & Sons.

Rodrigues, K. R., dos Santos, S. S., Gallego, D., Martins, K., Malpartida, K. F., Verhalen, A. E., e de Deus, J. P. (2024). Práticas com smartphones para idosos-um projeto de extensão do icmc/usp. In Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), pages 239–245. SBC.

Winstead, V., Anderson, W. A., Yost, E. A., Cotten, S. R., Warr, A., e Berkowsky, R. W. (2013). You can teach an old dog new tricks: A qualitative analysis of how residents of senior living communities may use the web to overcome spatial and social barriers. Journal of Applied Gerontology, 32(5):540–560.

Yu, J. E. e Chattopadhyay, D. (2020). “maps are hard for me”: identifying how older adults struggle with mobile maps. In Proceedings of the 22nd International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, pages 1–8.
Publicado
08/09/2025
VERHALEN, Aline Elias Cardoso; SILVA, Maria Eduarda Iwashita e; RODRIGUES, Kamila Rios da Hora. Falando, desenhando e avaliando: workshops para a construção de um repositório sobre tecnologias para pessoas idosas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 38-57. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2025.10887.