Percepções e Experiências sobre o Ensino e Aprendizado de uma Disciplina de IHC com Foco em Práticas Colaborativas

Resumo


Introdução e objetivo: O artigo apresenta um relato de experiência obtido na disciplina de Interação Humano-Computador ofertada para os cursos de Ciência da Computação e Informática Biomédica da Universidade Federal do Paraná. A disciplina foi organizada com dois trabalhos práticos: a avaliação de usabilidade, UX e acessibilidade de um app de tradução de Libras; e especificação, modelagem, prototipação e avaliação de um app para ser utilizado por pessoas com deficiência visual. Metodologia: Foram coletadas percepções dos alunos, da professora e de uma aluna ouvinte da disciplina sobre as experiências observadas e vivenciadas. Resultados: Neste sentido, foi possível constatar que a motivação individual, o trabalho colaborativo e o uso de métodos e técnicas de avaliação diversificadas foram fatores-chave para o aprendizado.

Palavras-chave: IHC, Trabalhos Práticos, Lições aprendidas, Ensino e Aprendizagem em IHC

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Publicado
08/09/2025
CORBARI DOS SANTOS, Gabriela; VALENTIM, Natasha M. C.. Percepções e Experiências sobre o Ensino e Aprendizado de uma Disciplina de IHC com Foco em Práticas Colaborativas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 173-195. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2025.10847.