Design Socialmente Consciente na Prática: Concebendo uma Solução para o Gerenciamento de Campanhas no SUS

Resumo


Introdução. Estabelecido em 1990 e presente em todos os municípios brasileiros, o Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza campanhas na Atenção Primária à Saúde (APS) como uma das estratégias fundamentais para promover a qualidade de vida da população. Entretanto, gerir essas campanhas é desafiador diante dos diversos contextos socioeconômicos e geográficos do Brasil. Objetivo. O objetivo deste trabalho foi compreender de forma abrangente o contexto das campanhas de saúde no Brasil, incluindo as partes interessadas envolvidas e seus principais desafios, e produzir soluções de design de forma consciente da complexidade sociocultural da saúde brasileira. Metodologia. O framework de Design Socialmente Consciente e seus métodos foram adotados para apoiar o processo de design, combinados com métodos exploratórios e da engenharia de requisitos. Resultados. Identificamos 60 partes interessadas distintas e mapeamos 101 desafios que emergem desse contexto de design. Para a solução, definimos três cenários, desenvolvemos 35 histórias de usuário e elaboramos um protótipo de média fidelidade que orientam o design da solução prospectiva. Este relato de experiência contribui ao apresentar lições aprendidas e discutir como a integração de diferentes técnicas com o framework de Design Socialmente Consciente pode ajudar a lidar com a complexidade socioeconômica, cultural e geográfica inerente ao desenvolvimento de uma solução de âmbito nacional.

Palavras-chave: Campanhas de Saúde, Design Socialmente Consciente, SUS

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Publicado
08/09/2025
DA SILVA JUNIOR, Deógenes P.; MENEZES, Krissia M. L.; FRANCO, Marisa Sel; GUERRA, Jonas L.; PEREIRA, Roberto. Design Socialmente Consciente na Prática: Concebendo uma Solução para o Gerenciamento de Campanhas no SUS. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 279-304. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2025.10937.