Histórias Inclusivas: Projetando um Robô Educacional para Pessoas com Deficiência Intelectual

Resumo


Introdução: O “Robô Contador de Histórias” é uma tecnologia assistiva para inclusão de pessoas com deficiência intelectual em contextos educacionais. Objetivo: Desenvolver um robô contador de histórias utilizando design participativo com pessoas da APAE. Metodologia: Foram realizadas oficinas participativas para incorporar preferências ao design. O protótipo foi construído com materiais acessíveis (papelão, LEGO EV3 e impressão 3D) e utiliza dois aplicativos sincronizados. Resultados: Os testes revelaram alta aceitação, com preferência por robô de tamanho médio e aparência amigável. A avaliação confirmou boa usabilidade e impacto positivo das expressões faciais, demonstrando potencial para fortalecer aprendizado e inclusão social.

Palavras-chave: Robô Educacional, Deficiência Intelectual, Tecnologia Assistiva, Design Participativo, Contação de Histórias

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Publicado
08/09/2025
S. CACERES, Mathias; S. CARVALHO, Vitor Hugo; C. RÔA, João Lucas; S. GUEDES, Leandro. Histórias Inclusivas: Projetando um Robô Educacional para Pessoas com Deficiência Intelectual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 377-399. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2025.10779.