Avaliando Genshin Impact pelo Método de Inspeção Semiótica Intermediado (MISI) e pelo Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC)

Resumo


Introdução: Os jogos evoluíram junto com a sociedade e, na era digital, tornaram-se parte do cotidiano ao se adaptarem aos ambientes digitais. Como resultado, surgiram estudos voltados para suas diversas perspectivas, incluindo a comunicabilidade, que é analisada pela Engenharia Semiótica (EngSem). Essa área investiga a comunicação entre o designer e o usuário por meio do sistema. Objetivo: Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a comunicabilidade do jogo Genshin Impact utilizando dois métodos da EngSem: o Método de Inspeção Semiótica Intermediado (MISI) e o Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC). Metodologia: O MISI foi aplicado com 2 designers e 2 desenvolvedores de jogos para observar os aspectos técnicos, e o MAC foi realizado com 4 usuários iniciantes do jogo. Em seguida, foi realizada uma triangulação dos resultados. Resultados: Os resultados revelaram problemas de comunicabilidade, assim como questões relacionadas à acessibilidade, usabilidade e robustez do sistema.

Palavras-chave: Comunicabilidade, Jogos Digitais, Engenharia Semiótica, Genshin Impact

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Publicado
08/09/2025
LOPES E SOUZA, Ruan Gabriel; NUNES, Erik Henrique Da Costa; TEIXEIRA MONTEIRO, Ingrid. Avaliando Genshin Impact pelo Método de Inspeção Semiótica Intermediado (MISI) e pelo Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 400-422. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2025.10801.