Caminhos para a Espaciabilidade: Como Avaliar a Relação Entre o Design de Aplicações de Mapa e o Pensamento Espacial?

Resumo


Introdução: A qualidade da Interação Humano-Computador (IHC) em aplicações de mapas interativos pode favorecer a compreensão dos dados espaciais, contribuindo para tomadas de decisão. Objetivo: Propor um novo critério de qualidade em IHC e um método para avaliar a capacidade do design de apoiar a compreensão espacial. Metodologia: Definição da espaciabilidade como um novo critério de qualidade em IHC, fundamentada no pensamento espacial e na comparação com outros critérios. Define-se também o Método de Inspeção da Espaciabilidade (MIE) para avaliar o design de aplicações de mapas. Resultados: A espaciabilidade abrange perspectivas que não são consideradas por outros critérios de qualidade. Além disso, o MIE demonstra potencial em produzir importantes descobertas para a compreensão espacial.

Palavras-chave: Espaciabilidade, Pensamento espacial, Critérios de Qualidade de IHC, Métodos de Avaliação, Aplicações de Mapas

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Publicado
08/09/2025
DA SILVA NETO, André Avelino; MOTA, Marcelle Pereira. Caminhos para a Espaciabilidade: Como Avaliar a Relação Entre o Design de Aplicações de Mapa e o Pensamento Espacial?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 675-694. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2025.10852.