Gamificar para engajar: Utilizando o framework 5W2H para o diagnóstico de elementos de jogos na MEC RED

Resumo


Introdução: A MEC RED é a rede social do Ministério da Educação criada para reunir e compartilhar recursos educacionais digitais para pessoas interessadas em educação e cultura digital. Antes de um recente redesign focado na melhoria da experiência do usuário (UX), a MEC RED já contava com elementos de jogos voltados ao engajamento dos usuários. Entretanto, a gamificação não apresentava o nível desejado de engajamento. Objetivo: Assim, este artigo apresenta a aplicação do framework 5W2H para o diagnóstico desses elementos para identificar lacunas e oportunidades de aprimoramento voltadas às práticas atuais de UX. Resultados: A partir disto, foram identificados 12 elementos de jogos, revelando percepções sobre a qualidade da gamificação viabilizada e formas de aprimorá-la.

Palavras-chave: MEC RED, Gamificação, Análise de diagnóstico, Elementos de Jogos

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Publicado
08/09/2025
C. DOS SANTOS, Gabriela; MENEZES, Krissia; R. S. CASSENOTE, Mariane; RIZZARDI, Nicolas; PEREIRA, Roberto; REIS, Rachel. Gamificar para engajar: Utilizando o framework 5W2H para o diagnóstico de elementos de jogos na MEC RED. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1490-1512. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2025.10907.