Ferramentas de dados para análise e mensuração de User Experience (UX): funcionalidades, barreiras e oportunidades

  • João Pedro de Mello Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto
  • Gessé Evangelista Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto

Resumo


Mensurar a User Experience (UX) de produtos e serviços é essencial para entender interações que impactam nos resultados de negócio. Existem inúmeras ferramentas disponíveis, dificultando a escolha da mais adequada. Foi realizada uma pesquisa documental usando oito ferramentas a partir de três perspectivas: funcionalidades, barreiras e oportunidades. As ferramentas foram identificadas como úteis para otimização de processos, feedback direto do usuário e métricas como taxa de adesão e retenção. Limitações como alto custo e complexidade técnica também foram observadas.

Referências

Adebesin, F. and Chawana, T. (2021). The current state of measuring return on investment in user experience design. South African Computer Journal, 33(1):22–36.

Albert, B. and Tullis, T. (2013). Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. Newnes.

Bowen, G. A. (2009). Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, 9:27–40.

Fedele, G., Fedriga, M., Zanuso, S., Mastrangelo, S., and Nocera, F. D. (2017). Can user experience affect buying intention? a case study on the evaluation of exercise equipment. In Human Factors and Ergonomics Society Europe, pages 145–152.

Kierkegaard, E. (2021). Optimizing the sign-up flow for a fintech company using google analytics, hotjar and a/b testing.

Morgan, H. (2022). Conducting a qualitative document analysis. The Qualitative Report.

Palomino, F., Paz, F., and Moquillaiza, A. (2021). Web analytics for user experience: a systematic literature review. In International Conference on Human-Computer Interaction, pages 312–326, Cham. Springer.

Trendowicz, A. et al. (2023). User experience key performance indicators for industrial iot systems: a multivocal literature review. Digital Business, 3(1):100057.

Wijaya, A. et al. (2021). The effect of ui/ux design on user satisfaction in online art gallery. In 2021 1st International Conference on Computer Science and Artificial Intelligence (ICCSAI), pages 120–125. IEEE.
Publicado
07/10/2024
MELLO, João Pedro de; EVANGELISTA, Gessé. Ferramentas de dados para análise e mensuração de User Experience (UX): funcionalidades, barreiras e oportunidades. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 110-114. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.243965.