Interface Inclusiva para Auxílio na Comunicação Verbal e Socialização Escolar de Crianças com TEA

Resumo


Introdução: Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentam dificuldades na comunicação e socialização, afetando sua vivência escolar. Objetivo: Desenvolver um aplicativo acessível de apoio à socialização escolar de crianças autistas, utilizando recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) aliados a princípios de Interação Humano-Computador (IHC). Metodologia: O estudo envolve revisão bibliográfca sobre TEA, CAA e IHC, elaboração de protótipos acessíveis e desenvolvimento da solução na plataforma low-code FlutterFlow, usando o método ágil Kanban. Resultados Esperados: Validar o aplicativo com usuários reais, assegurando adequação sensorial e cognitiva e promovendo inclusão e autonomia no ambiente escolar.
Palavras-chave: Autismo, Comunicação Alternativa e Aumentativa, Usabilidade, Acessibilidade, Aplicativos Móveis

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Publicado
08/09/2025
MAIA, Clara Araújo; SOUSA, Cláudio Ribeiro de. Interface Inclusiva para Auxílio na Comunicação Verbal e Socialização Escolar de Crianças com TEA. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 17-22. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.12987.