WhatsApp na produção textual de estudante com cegueira: Quebrando Barreiras de Acessibilidade
Resumo
Introdução: A partir da necessidade de TA para estudantes com cegueira no aprendizado de produção textual, buscou-se um recurso para essa finalidade. Objetivo: Investigar se o recurso de digitação por voz no Whatsapp é eficaz para promover a produção textual de uma estudante cega e quais contribuições de melhorias e personalizações podem ser propostas. Metodologia: Estudo de caso e Design Participativo. Resultados esperados: Houve êxito nas produções, mas o recurso carece de melhorias, as personalizações propostas favorecem este feito.
Referências
Borges, J.A. dos S. e Dias, A.F. da S. (2022). Empoderamento digital: diferenças nas vidas dos cegos brasileiros. Computação Brasil. 48, 22–25. [link]. Acesso em: 28 abr. 2024.
Da Silva Junior, D. P., Alves, D. D., Carneiro, N., Matos, E. S., Baranauskas, M. C. C. and Mendoza, Y. L. M. (2024). GranDIHC-BR 2025-2035 - GC1: New Theoretical and Methodological Approaches in HCI✱ In Proceedings of the XXIII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC '24). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 17, 1–31. DOI: 10.1145/3702038.3702054. Acesso em: 10 mar. 2025.
Garg, Anusha, et al. (2025). Opening the black box: Think Aloud as a method to study the spontaneous stream of consciousness. Consciousness and Cognition 128. [link]. Acesso em: 18 fev. 2025.
Martinez, A. B. C. (2019). Entre a leitura oral e a leitura tátil: letramentos de jovens cegos na contemporaneidade. [link]. Acesso em 20 jun. 2024.
Mekler E. D., Hornbæk K. (2016). Momentary Pleasure or Lasting Meaning? Distinguishing Eudaimonic and Hedonic User Experiences. In Proceedings of the 2016 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '16). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 4509–4520. DOI: 10.1145/2858036.2858225. Acesso em: 12 abr. 2025.
Muller, M. (1997). Participatory Design: The Third Space in HCI. [link]. Acesso em: 14 fev. 2025.
Neris, V. P., Rosa, J. C. S., Maciel, C., Pereira, V. C., Galvão, V. F., & Arruda, I. L. (2024, October). GranDIHC-BR 2025-2035-GC4: Sociocultural Aspects in HumanComputer Interaction. In Proceedings of the XXIII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (pp. 1-14). [link]. Acesso em: 11 out. 2024.
Rangel, F. A., Oliveira, K. M. N. M. (2022). Avaliando a usabilidade da reglete positiva na escrita e na leitura. Benjamin Constant, v. 28, n. 64, p. 1-23 e286410. [link]. Acesso em: 28 jul. 2024.
Vigotski, L. S.; Luria, A. R.; Leontiev, A. N. (1998). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone.
Yin, Robert K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos, 5. ed – Porto Alegre: Bookman.
