Design Centrado no Usuário para a proposição de uma ferramenta para comunicação entre pais/responsáveis e profissionais de um ambiente terapêutico

Resumo


Introdução: A comunicação entre pais e responsáveis em processos terapêuticos é fundamental para o sucesso das atividades. Objetivo: Este artigo apresenta um projeto com o objetivo de criar uma ferramenta de comunicação entre profissionais de um núcleo de Equoterapia e os responsáveis pelos praticantes. A proposta atende a uma demanda de ambos os usuários, mas nesta etapa, foram consideradas somente as expectativas dos profissionais. Metodologia: Para a proposição da ferramenta, foi utilizado o Design Centrado no Usuário. Resultados: Um ciclo completo foi realizado e um conjunto de funcionalidades e protótipos foi proposto e avaliado.
Palavras-chave: Design Centrado no Usuário, Equoterapia, Comunicação

Referências

Bezerra, M. L. (2011). Equoterapia tratamento terapêutico na reabilitacão de pessoas com necessidades especiais. Technical report, Faculdade Nordeste FaNor.

Cybis, W. A., Holts, A. B., and Faust, R. (2015). Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. Novatec Editora.

Lowdermilk, T. (2013). Design Centrado ao Usuário, volume 1. O'Relly Novatec, 1 edition.

Scapin, D. L. and Bastien, J. M. (1997). Ergonomic criteria for evaluating the ergonomic quality of interactive systems. Behaviour and Information Technology, 16:220–231.

Silva, I., Veloso, A., and Keating, J. (2014). Focus group: Consideracões teóricas e metodológicas. Revista Lusofona de Educação, 26:175.

UI-Patterns (2025). User interface design patterns. [link]. Accessed on 27 May 2025.
Publicado
08/09/2025
DE ALMEIDA, Gustavo Granadier Homem; COLETI, Thiago Adriano. Design Centrado no Usuário para a proposição de uma ferramenta para comunicação entre pais/responsáveis e profissionais de um ambiente terapêutico. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 147-151. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.13170.