Ensino e Extensão sobre Inclusão Digital usando REAs

  • Patricia S. Leite Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Brasil
  • Ana P. Retore Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Brasil
  • Bernardo A. V. Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Brasil
  • Leonelo D. A. Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Brasil

Resumo


Este artigo relata a experiência da realização de uma disciplina sobre acessibilidade e inclusão digital em conjunto com um projeto de extensão, para promover a ação entre estudantes e comunidades externas na produção de materiais educacionais abertos e acessíveis. A disciplina foi ofertada no primeiro semestre de 2018 a estudantes dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) e Engenharia da Computação (EC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A combinação entre disciplina e projeto de extensão teve como objetivo apresentar aos estudantes fundamentação teórica e desafios práticos, e incluiu o envolvimento das comunidades na definição e produção de materiais relacionados às necessidades dessas pessoas. Deste modo, a disciplina resultou no desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REAs) com temas de demanda dos membros das comunidades. Os REAs foram utilizados em cursos-piloto, ofertados pelos(as) estudantes para membros das comunidades externas envolvidas nas decisões do projeto. As ações resultantes da união entre disciplina e projeto de extensão podem ser utilizadas como estudo de caso para pessoas que desejam realizar atividades semelhantes às desempenhadas pelas pessoas que escreveram este artigo, e que são discutidas neste trabalho.
Publicado
22/10/2018
LEITE, Patricia S.; P. RETORE, Ana; A. V. LIMA, Bernardo; D. A. ALMEIDA, Leonelo. Ensino e Extensão sobre Inclusão Digital usando REAs. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 17. , 2018, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2018.4213.