Interfaces adaptativas tangíveis e virtuais para ensino de lógica
Resumo
A presente pesquisa busca trazer uma releitura dos trabalhos de Papert na criação de uma linguagem de programação para crianças, à luz da educação tecnológica (STEM) e das interfaces tangíveis. Propõe a criação, avaliação e adoção de artefatos físicos e virtuais no ensino de lógica e matemática para crianças, adaptadas a diferentes perfis de idade, aderentes aos requisitos de ensino da realidade escolar brasileira. Busca também investigar práticas para apoio ao professor na adoção de tecnologias na sala de aula.
Publicado
22/10/2018
Como Citar
ALMEIDA CHAGAS, Daniel; SUCUPIRA FURTADO, Elizabeth; PONTE LISBOA, Rafaela.
Interfaces adaptativas tangíveis e virtuais para ensino de lógica. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 17. , 2018, Belém.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2018.4223.