Exploring an approach based on digital games for teaching programming concepts to young children

  • Tancicleide C. S. Gomes Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil
  • Taciana Pontual da Rocha Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Brasil
  • Patricia C. A. Restelli Tedesco Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Resumo


Notadamente, as discussões relacionadas ao ensino de programação para crianças não são recentes e por este motivo existe uma ampla gama de recursos relacionados, como: brinquedos programáveis, brinquedos híbridos, jogos digitais, atividades com materiais analógicos, entre outros. O presente trabalho relata uma experiência baseada em jogos digitais para o ensino de conceitos de programação para crianças pequenas em fase de letramento. Nosso principal objetivo consistiu em investigar como alguns conceitos são apresentados na interface de alguns jogos e qual o impacto dos elementos de interação na compreensão das crianças sobre os conceitos apresentados. Os resultados demonstraram uma compreensão adequada de sequências de instruções e condicionais, mas indicam alguns desafios no que se refere sobretudo aos textos e elementos de interação, assim como símbolos gráficos. Outro ponto importante diz respeito ao conceito de repetição, considerado particularmente difícil de compreender pelas crianças. Sendo assim, compreendemos que embora existam diversos recursos voltados ao ensino de programação para crianças, ainda não temos boas soluções para representar e abordar alguns conceitos para crianças em fase de letramento.
Publicado
22/10/2018
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C. S. GOMES, Tancicleide; PONTUAL DA ROCHA FALCÃO, Taciana; C. A. RESTELLI TEDESCO, Patricia. Exploring an approach based on digital games for teaching programming concepts to young children. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 17. , 2018, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2018.4227.