Recomendações de Design para Interfaces de Jogos Acessíveis para Crianças Disléxicas

  • Esteic J.S Batista Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rodrigo G da Silva Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
  • Renato E de Almeida Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
  • Kenia S Oliveira Instituto Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo


Este trabalho é uma proposta de recomendações de design de interfaces de jogos educacionais acessíveis às crianças diagnosticadas com dislexia. Para as definições destas recomendações, nos baseamos em estudos de Interação CriançaComputador, elementos de jogos e estudos sobre abordagens pedagógicas com crianças disléxicas. A motivação deste trabalho deve-se ao fato de a dislexia ser um assunto relevante, devendo ser abordado nas mais diversas áreas do conhecimento, uma vez que poucos jogos e aplicações estão disponíveis para estimular o processo de ensino-aprendizagem desse público.

Palavras-chave: Diretivas, dislexia, jogos, interfaces

Referências

Esteic Janaina Santos Batista. 2017. Uma Análise de Ambientes de Programação em Blocos com Base em Recomendações de Interação Criança-Computador. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1–106. http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7302/5100

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Giselle Massi. 2007. A dislexia em questão. Plexus Editora, Brasil.
Publicado
11/10/2019
BATISTA, Esteic J.S; DA SILVA, Rodrigo G; DE ALMEIDA, Renato E; OLIVEIRA, Kenia S. Recomendações de Design para Interfaces de Jogos Acessíveis para Crianças Disléxicas. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 43-44. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8393.