Avaliação da usabilidade do CalcTouch: Sistema de Calculadora Inteligente para Dispositivos Móveis

  • George Rocha Universidade Federal do ABC
  • Carla Rodriguez Universidade Federal do ABC

Resumo


Durante muito tempo acreditou-se que o uso de calculadoras em sala de aula tornaria o aprendizado de matemática menos eficiente, com o argumento de que a calculadora pensaria pelo aluno. Essa concepção vem mudando, e essa mudança pode ser observada com o surgimento de sistemas computacionais e aplicativos móveis que têm o intuito de apoiar estudantes no aprendizado de conteúdos da área de exatas [2][4][6]. Tradicionalmente aplicativos voltados às ciências exatas possuem, cada um, ferramentas exclusivas que contemplam uma parcela dessa área, não sendo encontrados, até o momento, todos os recursos necessários reunidos em uma só aplicação. Com base nessa problemática, e na visão de especialistas da área de tecnologias aplicada à educação sobre o potencial dos recursos e ferramentas digitais como auxílio no aprendizado de estudantes da matemática e afins [1][7], foi desenvolvido um protótipo de aplicativo, denominado CalcTouch, que simula uma calculadora inteligente. O CalcTouch reúne em um único sistema algumas ferramentas encontradas em outros aplicativos e conta com alguns acessórios não encontrados, até o momento, em outras aplicações. Para avaliar a usabilidade do protótipo do aplicativo foi realizada uma inspeção, com base no checklist de heurísticas definidas para avaliação da usabilidade de aplicativos para celulares touchscreen MATCH checklist [3]. 1∗Permission to reproduce or distribute, in whole or in part, material extracted from this work, verbatim, adapted or remixed, as well as the creation or production from the content of such work, is granted without fee for non-commercial use, provided that the original work is properly credited. IHC 2019 - TRILHA PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES, Outubro 21–25, 2019, Vitória, Brasil. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: SBC. © 2019 by the author(s), in accordance with the terms of the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0 Os resultados apontam que o CalcTouch possui um grau elevado de usabilidade no que diz respeito à correspondência com o mundo real; consistência e padrões; flexibilidade e eficiência de uso; estética e design minimalista; interação física e ergonomia e; de legibilidade e layout. Entretanto, ainda necessita de ajustes nos elementos relacionados à visibilidade do status do sistema e de liberdade e controle do usuário.

Palavras-chave: Aplicativo Móvel, Matemática, MATcH

Referências

FALZETTA, R (2003). A calculadora libera a turma para pensar . In: Revista Nova Escola, São Paulo, ano XVIII, No 168, p.24- 25

MALMATH (2015). Malmath | Math problems solver with steps for free. Disponível em: https://is.gd/CHRRQW

MATCH – Measuring Usability of Touchscreen Phone Applications - GQS - Software Quality Group http://match.inf.ufsc.br:90/index.html

MICROBLINK (2014). Photomath - Camera Calculator. Disponível em: https://is.gd/B21371

NIELSEN, J(1993). Usability Engineering. Boston: Academic Press Professional.

PARTICLE DRIFT (2011). EQSolve. Disponível em: https://is.gd/j9d

PIRES, Célia M.C. Novos desafios para os cursos de licenciatura em matemática. In: Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 7, no8, p. 10-15, jun. 2000.

SALAZAR, L. H. A et.al. (2012). Customizando Heurísticas de Usabilidade para Celulares. Proc. of Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Cuiabá/Brazil, 2012.

WITT, A. T. Aplicação da Técnica Estatística Teoria da Resposta ao Item para Avaliar um Conjunto de Heurísticas de Usabilidade para Dispositivos Celulares Touchscreen . 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
ROCHA, George; RODRIGUEZ, Carla. Avaliação da usabilidade do CalcTouch: Sistema de Calculadora Inteligente para Dispositivos Móveis. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 51-52. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8397.