Interdisciplinaridade e IHC: Possibilidades no Contexto da Licenciatura em Computação
Resumo
A interdisciplinaridade é vista cada vez mais como um componente fundamental para a educação em todos os níveis. Neste artigo, analisamos opiniões, motivações e barreiras, percebidas por professores, para a disseminação de práticas interdisciplinares; e apresentamos práticas existentes em nossos cursos de graduação na área de Computação. Em particular, focamos no potencial da Interação Humano-Computador como uma área de conhecimento transversal e em como isso pode ser melhor explorado em cursos de Licenciatura em Computação. Consideramos os desafios inerentes às diferentes possibilidades para promover a interdisciplinaridade e a necessidade de repensar a estrutura atual da educação superior.
Referências
L.A.B. Avila, D.V. Matos, A.L.P. Thiele, e M.G. Ramos (2017). A interdisciplinaridade na escola: dificuldades e desafios no ensino de ciências e matemática. Signos, Lajeado, 38(1), 9–23.
S.D.J. Barbosa e B.S. Silva. 2010. Interação humano-computador (1nd. ed.). Elsevier Editora Ltda, Rio de Janeiro
C. Boscarioli et al. (2014). Currículos de IHC no Brasil: panorama atual e perspectivas. Em: Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação
O. O. Brito Junior e Y. P. C. Aguiar (2018). Taxonomia de Critérios para Avaliação de Software Educativo – TaCASE. Em: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
W. Cybis; A.H. Betiol; R. Faust. (2017). Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. Novatec editora
A.B. Kleiman e S.E. Moraes. (1999). Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado das Letras
Y. Lenoir. (2001). Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. Em: I.C.A Fazenda (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus
A.B.S. Marques e Á.H.S. Melo. (2015). Relato de experiência no ensino de IHC em nível de graduação através de uma abordagem interdisciplinar. VI Workshop sobre Ensino de IHC - XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.
E.S. Matos. (2013). Integração curricular por meio da prática de ensino interdisciplinar em IHC. IV Workshop sobre Ensino de IHC. 25-30
P. Valle, R. Vilela, P. Parreira, A. Inocêncio. (2013) HEDEG - Heurísticas para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais. Em: Anais do Nuevas Ideas en Informática Educativa – TISE.
L.A.M. Zaina e A. Álvaro (2013). O ensino de IHC potencializando ideias empreendedoras. Em: Anais do Workshop de Educação em IHC – WEIHC 2013.