Interdisciplinaridade e IHC: Possibilidades no Contexto da Licenciatura em Computação

  • Igor Felipe Gomes de Lima UFRPE
  • Matheus Carvalho de Melo UFRPE
  • Wellington Eugênio da Silva UFRPE
  • Taciana Pontual Falcão UFRPE

Resumo


A interdisciplinaridade é vista cada vez mais como um componente fundamental para a educação em todos os níveis. Neste artigo, analisamos opiniões, motivações e barreiras, percebidas por professores, para a disseminação de práticas interdisciplinares; e apresentamos práticas existentes em nossos cursos de graduação na área de Computação. Em particular, focamos no potencial da Interação Humano-Computador como uma área de conhecimento transversal e em como isso pode ser melhor explorado em cursos de Licenciatura em Computação. Consideramos os desafios inerentes às diferentes possibilidades para promover a interdisciplinaridade e a necessidade de repensar a estrutura atual da educação superior.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Licenciatura em Computação, Interação Humano-Computador, Desenvolvimento de Software.

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Publicado
11/10/2019
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GOMES DE LIMA, Igor Felipe; CARVALHO DE MELO, Matheus; DA SILVA, Wellington Eugênio; PONTUAL FALCÃO, Taciana. Interdisciplinaridade e IHC: Possibilidades no Contexto da Licenciatura em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 82-87. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8405.