O Uso de Estratégias de Gamificação em uma Disciplina de IHC: Um Relato de Experiência

  • Paulo Miranda UFPA
  • Josué Viana UFPA
  • Elison Nascimento UFPA
  • Carlos Portela UFPA

Resumo


A disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) aborda os conceitos utilizados para tornar um sistema de software interativo. Neste sentido, a realização de projetos práticos permite com que os alunos possam aplicar esses conceitos e desenvolver competências técnicas na área. No entanto, apenas estes projetos não garantem que todos os alunos irão se engajar nas atividades propostas pelo professor. Este artigo apresenta um relato de experiência da adoção de elementos de gamificação na disciplina de IHC da Universidade Federal do Pará, cujo objetivo era a customização da interface do WhatsApp. Sendo assim, as atividades do projeto foram organizadas em fases a fim de que o aluno-jogador pudesse aplicar os conceitos de IHC de forma gradativa. Adicionalmente, definiram-se as pontuações, medalhas e premiação para cada fase. Esse relato apresenta os resultados obtidos e o ponto de vista do professor-facilitador (ensino) e dos alunos-jogadores (aprendizagem) em relação à gamificação da disciplina.

Palavras-chave: Gamificação, Interação Humano-Computador, Práticas de IHC, Aplicativo de Mensagens

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Publicado
11/10/2019
MIRANDA, Paulo; VIANA, Josué; NASCIMENTO, Elison; PORTELA, Carlos. O Uso de Estratégias de Gamificação em uma Disciplina de IHC: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 94-99. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8407.