Inteligência artificial como aliada no processo de ensino e aprendizagem na Engenharia Civil da UFF

  • Gabriel P. T. Novaes UFF
  • Cristiano S. T. do Carmo UFF

Resumo


Este artigo trata do uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior, analisando o cenário atual de adoção dentro do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi elaborado um questionário para os discentes e distribuído anônimo e digitalmente. Os resultados apontam riscos éticos no processo de aprendizagem relacionados com a falta de orientação e regulamentação sobre IA no ambiente acadêmico, além do desconhecimento sobre o tema. Com isso, a análise preliminar de riscos éticos direciona para a elaboração de guias de uso de IA no ensino, bem como regulamentos que estabeleçam barreiras éticas para o discente.
Palavras-chave: Inteligência Artificial no Ensino Superior, Riscos Éticos no Processo de Aprendizagem, Regulamentação do Uso de IA no Ambiente Acadêmico

Referências

Auza-Santiváñez, J.C., Carías Díaz, J.A., Vedia Cruz, O.A., Robles-Nina, S.M., Sánchez Escalante, C., Apaza Huanca, B. (2023). Bibliometric Analysis of the Worldwide Scholarly Output on Artificial Intelligence in Scopus. Gamification Augment. Real. 1, 11. https://doi.org/10.56294/gr202311

Blackman, R. (2023). Máquinas éticas: Seu guia conciso para uma IA totalmente imparcial, transparente e respeitosa. Alta Books, Rio de Janeiro, RJ.

Mariano Vilaça, M., Lopes Pederneira, I., Ferro, M. (2024). IA para além de uma nova moda acadêmica: um experimento teórico-analítico interdisciplinar (computacional, linguístico e ética) de uma ferramenta de IA. Filos. Unisinos 25, 1–14. https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.12

Prahani, B.K., Rizki, I.A., Jatmiko, B., Suprapto, N., Tan, A. (2022). Artificial Intelligence in Education Research During The Last Ten Years: A Review and Bibliometric Study. Int. J. Emerg. Technol. Learn. IJET 17, 169–188. https://doi.org/10.3991/ijet.v17i08.29833
Publicado
27/11/2024
NOVAES, Gabriel P. T.; CARMO, Cristiano S. T. do. Inteligência artificial como aliada no processo de ensino e aprendizagem na Engenharia Civil da UFF. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE ÉTICA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 1. , 2024, Niteroi. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 29-32. DOI: https://doi.org/10.5753/laai-ethics.2024.32444.