Utilização do Arduino como Ferramenta de Divulgação da Área Nuclear

  • Hudson Henrique da Silva UEMG
  • Samira Santos da Silva UEMG
  • Sincler Peixoto de Meireles UEMG

Resumo


O modelo tradicional de ensinoaprendizagem tem sido utilizado por muitos anos e consiste em aulas teóricas onde o professor é o sujeito ativo que transmite conhecimento aos alunos, denominados sujeitos passivos. Dessa forma, esse modelo está bastante centrado no professor. Entretanto, ele não se adequa a conteúdos que possuem natureza prática. Sendo assim, abordagens mais recentes de ensino propõem a utilização do acoplamento de diversos equipamentos eletrônicos com o propósito da construção de simuladores de ambientes da vida real a fim de tornar o aprendizado uma tarefa mais prazerosa e engajadora. Este trabalho possui como objetivo a construção de um simulador do reator nuclear de pesquisa TRIGA IPR-R1, localizado no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN) em Belo Horizonte, Brasil, utilizando como ferramenta a plataforma de hardware livre Arduino. Através do simulador proposto, o usuário será capaz de perceber o quão simples e fácil é o processo de operação de um reator nuclear, tornando a aquisição de conhecimento sobre esta área uma tarefa mais interativa e prazerosa.

Palavras-chave: Simulador, Reator Nuclear, Arduino

Referências

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Publicado
27/11/2019
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DA SILVA, Hudson Henrique; DA SILVA, Samira Santos; DE MEIRELES, Sincler Peixoto. Utilização do Arduino como Ferramenta de Divulgação da Área Nuclear. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 16. , 2019, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 168-171. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2019.10356.