Mapa dinâmico com OpenStreetMap e biblioteca Leaflet: Um estudo de caso de mapeamento da COVID-19 no Brasil

  • Raquel Dezidério Souto UFRJ
  • Danielle Pereira Cintra UFF
  • Luciana Borges de Oliveira UFF

Resumo


Apresentamos um estudo de caso de aplicação da base cartográfica colaborativa OpenStreetMap e a biblioteca JavaScript aberta Leaflet, em um mapa dinâmico disponibilizado na Internet (http://covid19.atlasnf.ivides.org), sobre os casos de COVID-19 nas Mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). O mapeamento dinâmico é uma iniciativa do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável (IVIDES.org), em parceria com o Atlas Socioeconômico do Norte Fluminense, um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense, com patrocínio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT-UFF). Os dados, armazenados em arquivo shapefile (.shp), são extraídos e exibidos no momento da interação com o mapa. A interação é proporcionada por funções JavaScript da biblioteca Leaflet. Três planos de informações são disponibilizados - infraestrutura de saúde, casos positivos ativos de COVID-19 e casos confirmados de COVID-19. O artigo inclui as principais funções utilizadas e aponta as vantagens e desvantagens da aplicação dessas tecnologias no caso em questão. As vantagens da utilização de mapas dessa natureza são muitas, tais como: acesso aos dados a partir de qualquer lugar com Internet disponível e independentemente do tipo de dispositivo ou sistema operacional,  acesso a metadados associados a marcadores geolocalizados no mapa,  alternância imediata entre camadas de informações,  número quase ilimitado de camadas. Por outro lado, pode haver limitações no que tange ao uso de tais mapas dinâmicos online por pessoas com pouca familiaridade com novas tecnologias de informação. Além disso, o uso desse tipo de mapa requer a disponibilidade de um equipamento para comunicação via Internet Espera-se, com a publicação do artigo, contribuir para o uso de softwares livres nas aplicações cartográficas.

Palavras-chave: Mapa dinâmico, OpenStreetMap, Leaflet

Referências

Wright, D. J. ; Goodchild, M. F. ; Proctor, J. D. Demystifying the Persistent Ambiguity of GIS as ‘Tool’ versus ‘Science’. Annals of the Association of American Geographers. June, 1997.

Subires-Mancera, M. P. Cartografía participativa y web 2.0: Studio de interrelaciones y análises de experiencias. Revista de Comunicación Vivat Academia, n. 117E, diciembre, 2011. pp. 201-2016.

Valente, H. C. M.; Oliveira, L. B. de; Azevedo, L. de A.; Maciel, C. J. N.; Silva, M. T. M. V.; Santos, E. V. M.; Cintra, D. P.; Souto, R. D. Atlas COVID-19 Norte e Noroeste Fluminense: a busca pela melhor compreensão do usuário. V Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro - V JGEOTEC. Rio de Janeiro, 09 a 12 de novembro de 2020.
Publicado
02/12/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SOUTO, Raquel Dezidério; CINTRA, Danielle Pereira; OLIVEIRA, Luciana Borges de. Mapa dinâmico com OpenStreetMap e biblioteca Leaflet: Um estudo de caso de mapeamento da COVID-19 no Brasil. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 17. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 68-73. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2020.18610.