Cursos de Extensão de Lógica de Programação para Alunos do Ensino Fundamental usando Learning-by-doing: Um relato de experiência

  • Lucas Buligon Antunes IFPR
  • Odair Moreira de Souza IFPR

Resumo


Uma nova conjuntura educacional vem sendo trilhada devido a evolução da tecnologia pesquisas demonstram a necessidade de novas abordagens didáticas para o ensino de programação de computadores. O objetivo principal deste estudo é apresentar as abordagens aplicadas em três cursos de extensão, que associam-se para promover o ensino da lógica de programação para alunos do ensino fundamental, com metodologias práticas e proposição de desafios. Os resultados das experiências permitiram introdução do pensamento computacional, implementação de algoritmos noções básicas de programação de uma maneira lúdica, desenvolvimento de aplicativos, trabalho em equipe na montagem e programação dos robôs.

Palavras-chave: Learning-by-doing, Ensino de lógica de programação, Pensamento computacional, Ludificação

Referências

M. L. S. Oliveira, A . A. Souza, A . F. Barbosa, e E. F. S. Barreiros, “Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o scratch: um relato de experiência”, in Proceedings of XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC’14), 2014, p. 1493–1502.

Y. B. Kafai e Q. Burke, “Computer Programming Goes Back t o S chool”, Phi Delta Kappan, v ol. 95, no 1, p. 61–65, set. 2013.

C. G. V. Wangenheim, V. R. Nunes, e G. D. Santos, “Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo d e Caso”, R BIE - Revista Brasileira de Informática na Educação, vol. 22, no 03, p. 115, nov. 2014.

J. M. Wing, “Computational thinking”, Communications of the ACM, vol. 49, no 3, p. 33–35, 2006.

K. Brennan e M. Resnick, “New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking”, in Proceedings of the 2012 annual meeting of the American Educational Research Association, Vancouver, Canada, 2012, p. 1–25.

K. Duarte, T. Silveira, e M. Borges, “Abordagem para o Ensino d a Lógica de Programação e m Escolas do Ensino Fundamental II através da Ferramenta Scratch 2.0”, Recife, Pernambuco, Brasil, out. 2017, p. 175, doi: 10.5753/cbie.wie.2017.175.

G. H. Montoanelli, J. P. Rolim, F. F. F. P eres, C. R. M. Mauricio, E . N. Pereira, e R . C. Silva, “Ensino de Programação nas Escolas: Um relato de experiência”, i n Anais do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware 2019), Brasil, nov. 2019, p. 40–45.

M. Resnick et al., “Scratch: programming for all”, Communications of the ACM, vol. 52, no 11, p. 60–67, nov. 2009, doi: 10.1145/1592761.1592779.

E. W. Patton, M. Tissenbaum, e F. Harunani, “MIT App Inventor: Objectives, Design, and Development”, i n Computational Thinking Education, S.-C. Kong e H. Abelson, Orgs. Singapore: Springer Singapore, 2019, p. 31–49.
Publicado
02/12/2020
ANTUNES, Lucas Buligon; SOUZA, Odair Moreira de. Cursos de Extensão de Lógica de Programação para Alunos do Ensino Fundamental usando Learning-by-doing: Um relato de experiência. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 17. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 172-175. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2020.18628.