Cursos de Extensão de Lógica de Programação para Alunos do Ensino Fundamental usando Learning-by-doing: Um relato de experiência

  • Lucas Buligon Antunes IFPR
  • Odair Moreira de Souza IFPR

Resumo


Uma nova conjuntura educacional vem sendo trilhada devido a evolução da tecnologia pesquisas demonstram a necessidade de novas abordagens didáticas para o ensino de programação de computadores. O objetivo principal deste estudo é apresentar as abordagens aplicadas em três cursos de extensão, que associam-se para promover o ensino da lógica de programação para alunos do ensino fundamental, com metodologias práticas e proposição de desafios. Os resultados das experiências permitiram introdução do pensamento computacional, implementação de algoritmos noções básicas de programação de uma maneira lúdica, desenvolvimento de aplicativos, trabalho em equipe na montagem e programação dos robôs.

Palavras-chave: Learning-by-doing, Ensino de lógica de programação, Pensamento computacional, Ludificação

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Publicado
02/12/2020
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ANTUNES, Lucas Buligon; SOUZA, Odair Moreira de. Cursos de Extensão de Lógica de Programação para Alunos do Ensino Fundamental usando Learning-by-doing: Um relato de experiência. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 17. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 172-175. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2020.18628.