Impressora 3D no ambiente educacional: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Resumo
A modernização das escolas é um desafio que demanda professores qualificados, aquisição de equipamentos e uso de metodologias inovadoras. A impressora 3D é um recurso com potencial para integrar o conjunto dos equipamentos necessários. No entanto para que efetivamente ocorra seu uso, é preciso capacitação de professores e desenvolver a cultura, no meio educacional, de que a tecnologia é uma ferramenta facilitadora no aprendizado. Desta forma, nesse trabalho realizou-se um mapeamento sistemático da literatura para identificar quais são as metodologias, os desafios e as lacunas relacionadas ao uso da impressora 3D no ambiente educacional do ensino fundamental. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa são conhecidos e descritos na literatura como Mapeamentos Sistemáticos da Literatura. A realização do mapeamento sistemático resultou na extração de dados de artigos selecionados. Ao total foram retornados 820 artigos das bases acadêmicas; após aplicação de critérios de inclusão e exclusão e critérios de qualidade, restaram 17 artigos que apresentaram metodologias, lacunas e desafios. Analisando os dados extraídos dos 17 artigos concluiu-se que a inclusão das Impressoras 3D no ambiente educacional ainda se encontra em uma fase inicial; são poucos artigos que discutem lacunas para a capacitação de professores e metodologias utilizadas em sala de aula, mas que artigos relacionados ao tema estão se tornando mais comuns.
Referências
DUARTE, H., “Descubra como surgiu a impressora 3d. techtudo.” Disponível em: [link]. Acesso em: 22 dezembro 2020, 2014.
WISHBOX, “Impressoras 3d na sala de aula: uma revolução na educação. wishbox.” Disponível em: https://www.wishbox.net.br/blog/impressoras-3d-na-sala-de-aula. Acesso em: 24 janeiro 2021, 2017.
SCRIVANO, R., “Indústria recorre mais à impressão 3d, e uso da tecnologia cresce 30%. oglobo.” Disponível em: [link]. Acesso em: 30 dezembro 2020, 2017.
Jeremy Norman’s, “Impressora 3d vai facilitar aprendizado de alunos cegos. AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ.” Disponível em: [link]. Acesso em: 23 dezembro 2020, 2018.
I. A. de Aguiar and E. Passos, “A tecnologia como caminho para uma educação cidadã,” Cairu em revista, 2014.
J. Medeiros, C. L. Bueira, A. Peres, and K. S. Borges, “Movimento maker e educação: análise sobre as possibilidades de uso dos fab labs para o ensino de ciências na educação básica,” FABLEARN BRAZIL, vol. 2016, 2016.
D. Dermeval, J. A. d. M. Coelho, and I. I. BITTENCOURT, “Mapeamento sistemático e revisao sistemática da literatura em informática na educação,” JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig.(Org.) Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2019.
B. Kitchenham and S. Charters, “Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering,” 2007.
S. Nemorin and N. Selwyn, “Making the best of it? exploring the realities of 3d printing in school,” Research Papers in Education, vol. 32, no. 5, pp. 578–595, 2017.
E. Buehler, S. K. Kane, and A. Hurst, “Abc and 3d: opportunities and obstacles to 3d printing in special education environments,” in Proceedings of the 16th international ACM SIGACCESS conference on Computers & accessibility, pp. 107–114, 2014.
S. Ford and T. Minshall, “Invited review article: Where and how 3d printing is used in teaching and education,” Additive Manufacturing, vol. 25, pp. 131–150, 2019.
T. Leinonen, M. Virnes, I. Hietala, and J. Brinck, “3d printing in the wild: adopting digital fabrication in elementary school education,” International Journal of Art & Design Education, vol. 39, no. 3, pp. 600–615, 2020.
A. Berman, E. Deuermeyer, B. Nam, S. L. Chu, and F. Quek, “Exploring the 3d printing process for young children in curriculum-aligned making in the classroom,” in Proceedings of the 17th ACM Conference on Interaction Design and Children, pp. 681–686, 2018.
M. Eisenberg, “3d printing for children: What to build next?,” International Journal of Child-Computer Interaction, vol. 1, no. 1, pp. 7–13, 2013.
L. Cheng, P. D. Antonenko, A. D. Ritzhaupt, K. Dawson, D. Miller, B. J. MacFadden, C. Grant, T. D. Sheppard, and M. Ziegler, “Exploring the influence of teachers’ beliefs and 3d printing integrated stem instruction on students’ stem motivation,” Computers & Education, vol. 158, p. 103983, 2020. 8
A. Pantazis and C. Priavolou, “3d printing as a means of learning and communication: The 3ducation project revisited,” Telematics and Informatics, vol. 34, no. 8, pp. 1465–1476, 2017.
R. J. Schlegel, S. L. Chu, K. Chen, E. Deuermeyer, A. G. Christy, and F. Quek, “Making in the classroom: Longitudinal evidence of increases in self-efficacy and stem possible selves over time,” Computers & Education, vol. 142, p. 103637, 2019.
V. Kostakis, V. Niaros, and C. Giotitsas, “Open source 3d printing as a means of learning: An educational experiment in two high schools in greece,” Telematics and informatics, vol. 32, no. 1, pp. 118–128, 2015.
S. A. C. Abreu, “Impressão 3d baixo custo versus impressão em equipamentos de elevado custo,” 2015.
R. d. N. Balzani, “A produção de impressoras tridimensionais de baixo custo para estudantes de arquitetura,” 2017.
L. de Jesus Queiroz, C. R. M. Mauricio, and M. D. Matrakas, “Construção de uma impressora 3d: Projetos abertos de baixo custo e possibilidades da aplicação na educação,” 2019.
I. Gibson, D. W. Rosen, B. Stucker, and M. Khorasani, Additive manufacturing technologies, vol. 17. Springer, 2021.
M. Lapeyre, P. Rouanet, J. Grizou, S. Nguyen, F. Depraetre, A. Le Falher, and P.-Y. Oudeyer, “Poppy project: open-source fabrication of 3d printed humanoid robot for science, education and art,” in Digital Intelligence 2014, p. 6, 2014.
T. M. S. Porto, “Estudo dos avanços da tecnologia de impressão 3d e da sua aplicação na construção civil,” Trabalho Final de Graduação. UFRJ, Rio de Janeiro, 2016. 9