Um Estudo da Colaboração Técnica Brasileira: Análise Baseada em Dados de Patentes

  • Patricia M. Dias UEMG
  • João M. Melo CEFET-MG
  • Thiago M. R. Dias CEFET-MG

Resumo


As análises de redes de colaboração científica têm sido amplamente exploradas em pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista sua capacidade de identificar como grupos de pesquisadores realizam seus trabalhos de forma coletiva. Tais estudos permitem identificar como ocorre a colaboração entre indivíduos por meio de análises baseadas em métricas de redes sociais. Nesse contexto, novos estudos têm sido propostos com o objetivo de analisar a colaboração no desenvolvimento de produtos técnicos, sendo os dados de patentes estudados na maioria dos estudos. Esse tipo de análise é relevante porque permite compreender o processo de colaboração na proposição de novas invenções. Neste trabalho, inicialmente é apresentada uma caracterização geral do grupo de indivíduos analisados e, posteriormente, é realizada uma análise global e temporal da rede de colaboração na proposta de patentes de indivíduos brasileiros com currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Para tanto, todas as patentes registradas nos currículos desses indivíduos foram utilizadas para a identificação e caracterização das redes de colaboração. Com isso, é possível perceber como a colaboração nas invenções propostas do conjunto analisado tem se intensificado ao longo dos anos, com destaque para as instituições e áreas de atuação de cada inventor.

Palavras-chave: Patentes, Plataforma Lattes, Análise de Dados, Produção Técnica

Referências

Amadei, J. R. P., & Torkomian, A. L. V. (2009). As patentes nas universidades: análise dos depósitos das universidades públicas paulistas (1995-2006). Ciência da Informação, 38(2), 9-18.

Amorin, C. V. (2003). Organização do currículo: Plataforma Lattes. Pesquisa Odontológica Brasileira, SciELO Brasil, v. 17, p. 18-22

João, B. D. N. (2009). Redes em subsidiárias de multinacionais: um estudo de caso com análise de redes sociais de inventores e patentes. Revista de Administração Pública, 43(5), 1037-1066.

Serrano, B. P.; & Junior, J. A. G. (2014). Redes de inovação: mapeamento de inventores de patentes em uma empresa do setor de cosméticos. Revista GEPROS, v. 9, n. 1, p. 101.

Dias, T. M. R. (2016). Um estudo da produção científica brasileira a partir de dados da Plataforma Lattes. 2016. Tese (Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional) CEFET-MG, Minas Gerais.

Dias, T. M. R., Moita, G. F. (2015). A Method for Identification of Collaborations in Large Scientific Databases. Em questão. Porto Alegre, v. 21. N. 2, mai./jul.
Publicado
13/10/2021
DIAS, Patricia M.; MELO, João M.; DIAS, Thiago M. R.. Um Estudo da Colaboração Técnica Brasileira: Análise Baseada em Dados de Patentes. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 18. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 103-107. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2021.19912.