A exclusão digital dos idosos: uma busca por caminhos possíveis

  • Sandra Vieira IFC
  • Cleber Luiz Damin Ferro IFC
  • Luís Antônio Scarabelot Fiabani IFC

Resumo


A sociedade vive a era digital. As tecnologias acessíveis para os mais jovens podem ser um desafio para aqueles que já passaram dos 60 anos. O aumento da expectativa de vida e o incremento da população de idosos operam implicações transversais em todos os setores da sociedade e têm despertado preocupações em atender esta parcela da população que, até pouco tempo, não era “vista” pela sociedade. Políticas públicas buscam uma melhoria na qualidade de vida dos idosos: saúde, mobilidade urbana e lazer são exemplos. Mas como garantir estes direitos numa sociedade cada vez mais tecnológica para um público que não teve acesso a estes recursos quando ainda era jovem? Este trabalho tem como objetivo abordar a exclusão digital dos idosos como novo desafio para a sociedade. Apresenta-se um projeto de extensão que visa aproximar os idosos ao mundo digital e analisa dados qualitativos e quantitativos sobre a relação dos idosos e a informática. Com a utilização de uma metodologia que destaca o planejamento e desenvolvimento de atividades que respeitem as peculiaridades deste público, são realizados cursos de informática. Neles os idosos têm oportunidade de desenvolver habilidades elementares como acessar a internet ou digitar um texto. As atividades são planejadas visando atender os interesses dos idosos sem causar sensação de incapacidade ou desconforto na realização das tarefas. Os cursos são práticos e têm duração de 45 horas, os alunos são distribuídos individualmente nos computadores. São 20 vagas distribuídas gratuitamente, para idosos alfabetizados. As aulas têm duração de 90 minutos semanais e são ministradas por um docente assessorado por voluntários e bolsista. Embora os estudos sejam recentes, os resultados apontam baixo índice de evasão, altas taxas de frequência, desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, promoção de interação social, predominância de público feminino e baixo custo para execução. Estes resultados preliminares servem de incentivo para a continuidade e replicação da atividade. Paradoxalmente, no tema gerontologia e tecnologias digitais, a sociedade ainda está “engatinhando” e restam muitas questões a serem solucionadas referentes a este tema desafiador e pouco lapidado.
Palavras-chave: tecnologias digitais, idosos, informática

Referências

ONU. ONU quer mais apoio para a população em envelhecimento. https://news.un.org/pt/story/2023/01/1807992 (acesso Mar. 13, 2023)

KACHAR, V. Longevidade: um novo desafio para a educação. São Paulo: Cortez, 2001.

KACHAR, V. Longevidade: um novo desafio para a educação. São Paulo: Cortez, 2001. KACHAR, V. Terceira Idade e informática: aprender revelando potencialidades. São Paulo: Cortez, 2003.

KACHAR, V. Terceira Idade e informática: aprender revelando potencialidades. São Paulo: Cortez, 2003. PACHECO, J. A.; ROLDÃO, M. C.; ESTRELA, M. T. Estudos de currículo. Porto: Porto Editora, 2018.

PACHECO, J. A. Brito. Educação, formação e conhecimento. Porto Editora, 2014.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Porto: Edições Asa, 1996.
Publicado
18/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
VIEIRA, Sandra; FERRO, Cleber Luiz Damin; FIABANI, Luís Antônio Scarabelot. A exclusão digital dos idosos: uma busca por caminhos possíveis. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 20. , 2023, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 50-54. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2023.236446.