MeuIF: Um aplicativo para o gerenciamento de frequência escolar e otimização dos procedimentos da seção pedagógica do IFPR Campus Cascavel

Resumo


No âmbito do Instituto Federal do Paraná, Campus Cascavel, levantou-se a necessidade de desenvolver um software capaz de otimizar tarefas diárias dos estudantes e da Seção Pedagógica e de Assuntos Educacionais (SEPAE). Neste contexto, esse trabalho realizou o desenvolvimento do aplicativo MeuIF, voltado para dispositivos Android, que auxilia a SEPAE na identificação da evasão escolar, por meio de análises automáticas da frequência escolar de cada estudantes. Ademais contribuindo para o controle das retiradas do PNAE pelos discentes. Além disso, também auxilia no gerenciamento das entradas atrasadas e saídas antecipadas dos estudantes. O desenvolvimento do aplicativo MeuIF foi implementado no ambiente do Android Studio, empregando a linguagem de programação Java, enquanto as informações relevantes são armazenadas e gerenciadas via Google Cloud. Em conclusão, o desenvolvimento do aplicativo MeuIF representa um avanço significativo na otimização e simplificação das atividades diárias dos alunos e da SEPAE. Ao atender à necessidade premente de aprimoramento das operações.

Palavras-chave: Evasão Escolar, Controle de Frequência, Aplicativo

Referências

B. S. Nascimento, A. A. de Andrade Machado, and K. V. Pontes, “Aplicação por simulação do controle preditivo em um coletor solar de placa plana de baixo custo,” in Anais do XX Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. SBC, 2023, pp. 7

M. Freitas and E. Almeida, “Tecnologias digitais: mediações pedagógicas no combate à evasão escolar,” Disponível em: [link]. Acesso em: 22 set. 2024.

E. C. S. Ferreira and N. M. Oliveira, “Evasão escolar no ensino médio: causas e consequências,” Scientia Generalis, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 mar. 2023.

F. A. de C. Oliveira, “Evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres,” dissertação de mestrado, Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos, Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 abr. 2023.

W. A. Silva, “Evasão escolar no Ensino Médio no Brasil,” Revista UEMG, 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de maio, 2023.

Figma: The Collaborative Interface Design Tool. Figma. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 set. 2024.

Scrum Guides, “Scrum Guide,” Edição 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 31 set. 2024.

Ferramentas para desenvolvedores de apps para dispositivos móveis Android – Desenvolvedores Android. Android Developers. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 set. 2024.

Oracle, “Java Platform, Standard Edition 8 Documentation,” Disponível em: [link]. Acesso em: 22 set. 2024.
Publicado
27/11/2024
DE MORAES, Gabriel Costa; SIEBENEICHLER, Heloísa Raquel; LIMA, Fernando Alves de; DE SOUZA, Odair Moreira. MeuIF: Um aplicativo para o gerenciamento de frequência escolar e otimização dos procedimentos da seção pedagógica do IFPR Campus Cascavel. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 233-241. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245772.