Neste sexto número, a Revista apresenta versões atualizadas e estendidas de cinco artigos dentre os artigos ganhadores do prêmio de melhor trabalho da 29a edição do SBRC, realizado em 2011 em Campo Grande. primeiro artigo versa sobre roteamento em redes em malha sem fio. O segundo artigo versa sobre detecção de spams utilizando conteúdo Web. O terceiro artigo versa sobre mapeamento de redes virtuais. O quarto artigo versa sobre o impacto da elasticidade no lucro de provedores em computação nas nuvens. Finalmente, o quinto artigo versa sobre roteamento sobre redes programáveis.

No primeiro artigo, "Roteamento, Atribuição e Adaptação Conjunta de Largura de Canais em Redes em Malha sem Fio IEEE 802.11", de Celso Barbosa Carvalho, José Ferreira de Rezende, os autores apresentam uma extensão de um modelo de programação linear para roteamento, atribuição e adaptação conjunta de largura dos canais de comunicação como forma de aumentar a capacidade das redes em malha sem fio. Os resultados descritos no artigo mostram um aumento da capacidade para as redes sem fio que utilizam a extensão do modelo proposto.

No segundo artigo, "Detecção de Spams Utilizando Conteúdo Web Associado a Mensagens" de autoria de Marco Ribeiro, Leonardo Teixeira, Pedro Guerra, Adriano Veloso, Wagner Meira Jr., Dorgival Guedes, Cristine Hoepers, Klaus Steding-Jessen e Marcelo Chaves, apresenta uma estratégia de detecção de spams que explora o conteúdo das páginas Web. O artigo discute a utilização de um algoritmo de aprendizado para extrair as informações para a detecção de spam. Esse algoritmo utiliza páginas Web que foram coletadas através de uma metodologia de coleta proposta nesse trabalho. Os resultados mostram que a utilização de informações das páginas Web melhora significativamente a classificação de spams e hams.

No terceiro artigo, "Mapeamento de Redes Virtuais em Substratos de Rede", de Gustavo P. Alkmim, Daniel M. Batista, Nelson L. S. da Fonseca, os autores apresentam dois novos algoritmos para o problema de mapeamento de redes virtuais em substratos de rede que minimizam a utilização dos recursos. Os resultados mostram que os algoritmos encontram soluções em tempo viável para diversos cenários de requisição de redes virtuais.

No quarto artigo, "Uma Análise do Impacto da Elasticidade no Lucro de Provedores de Computação na Nuvem", de Rostand Costa, Francisco Brasileiro, Guido Lemos, Dênio Mariz, os autores apresentam uma análise para identificar as razões que levam os provedores de Infrastructure-as-a-Service (IaaS) a imporem limites que restringem a utilidade de seus serviços para a execução de aplicações fortemente paralelizáveis. Os resultados apresentados no artigo mostram que aumentos no limite imposto têm um grande impacto na lucratividade dos provedores.

Por fim, no quinto artigo, "RouteFlow: Roteamento Commodity Sobre Redes Programáveis" de autoria de Marcelo Nascimento, Christian Rothenberg, Rodrigo Denicol, Marcos Salvador, Maurício Magalhães, apresenta o projeto RouteFlow que trata-se de uma arquitetura de roteamento IP para combinar alto desempenho de hardware de prateleira com a flexibilidade de uma pilha de roteamento utilizada remotamente em computadores de uso geral. O resultado mostrado neste artigo corresponde a uma nova solução de roteamento IP com perspectivas promissoras do ponto de vista do custo e da flexibilidade. Além disso, a avaliação do protótipo apresentada no artigo comprova a viabilidade da arquitetura proposta.

Publicado: 30/06/2017

Edição completa