Análise do Sucesso Musical no Brasil Utilizando Dados do Twitter

Resumo


Este estudo tem como principal objetivo analisar como os dados do Twitter se relacionam com o sucesso da carreira artística musical. Primeiro, realizamos a coleta de dados de tweets, número de curtidas e retweets para cada perfil de artista presente nas paradas de sucesso do Spotify no mercado musical brasileiro. A partir dos dados coletados, construímos séries temporais para representar a carreira de cada artista, e investigamos se os períodos de maior sucesso ocorrem próximos uns dos outros. Tal análise exploratória auxilia na identificação de padrões temporais que podem revelar a existência de hot streaks, i.e., períodos de sucesso acima do normal. Então, analisamos quais são os termos mais frequentes antes e depois dos picos de sucesso de artistas.
Palavras-chave: Redes Sociais, Twitter, Música

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Publicado
19/09/2022
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MELO-GOMES, Luiza de; SEUFITELLI, Danilo B.; OLIVEIRA, Gabriel P.; SILVA, Mariana O.; MORO, Mirella M.. Análise do Sucesso Musical no Brasil Utilizando Dados do Twitter. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO (WTAG) - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 37. , 2022, Búzios. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 40-46. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd_estendido.2022.21841.