Busc@NIMA: um Sistema de Recuperação de Informações com Semântica de Meio Ambiente

  • André L. C. Rêgo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Daniel S. Guimarães Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Marcos V. Villas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Sérgio Lifschitz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) https://orcid.org/0000-0003-3073-3734

Resumo


O sistema Busc@NIMA permite identificar competências existentes, na área de meio ambiente, em laboratórios e departamentos coordenados por professores e pesquisadores da PUC-Rio. Neste trabalho descrevemos como se dá a obtenção dos dados com base nos CV Lattes e a conversão para o formato RDF usando ontologias de domínio e transformações pela linguagem XSLT. Utilizamos tanto um SGBD Relacional como dois Sistemas NoSQL. As consultas são expressas na linguagem SparQL com suporte, de forma nativa, de indexação de texto livre. O resultado de qualquer pesquisa no Busc@NIMA é uma lista de nomes de professores ou pesquisadores, suas produções científicas e atividades de ensino, contemplando apenas informações relativas com o tema de meio ambiente. A solução aqui apresentada pode ser estendida e customizada para outros temas específicos e outras universidades. Ilustramos o funcionamento do sistema em produção com um estudo de caso de buscas selecionadas.

Palavras-chave: Sistema de Recuperação, Web, Banco de Dados, NIMA

Referências

Baeza-Yates, R. and Ribeiro-Neto, B. A. (2011). Modern Information Retrieval - the concepts and technology behind search, Second edition. Pearson Education Ltd.

Salgueiro, M., dos Santos, V., R., A.L.C., Guimaraes, D., Haeusler, E.H., d. S., J., V., and M.V., Lifschitz, S. (2021). Quem@puc - a tool to find researchers at puc-rio. In Anais Estendidos (DEMOS) do Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD), pages 93–98.
Publicado
19/09/2022
Como Citar

Selecione um Formato
RÊGO, André L. C.; GUIMARÃES, Daniel S.; VILLAS, Marcos V.; LIFSCHITZ, Sérgio. Busc@NIMA: um Sistema de Recuperação de Informações com Semântica de Meio Ambiente. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO (WTAG) - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 37. , 2022, Búzios. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 47-52. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd_estendido.2022.21842.