Uma Extensão da Ferramenta brModeloWeb para o Suporte à Definição de Visões e Restrições de Integridade

Resumo


Desenvolvida em 2016, a ferramenta brModeloWeb auxilia no processo de projeto de banco de dados (BD) relacional, com ênfase no ensino e aprendizado de técnicas de modelagem de BD baseado no modelo entidade-relacionamento, assim como a versão desktop da brModelo, que tem sido utilizada durante anos em disciplinas da área de BD para atividades práticas de modelagem de dados e hoje conta com milhares de usuários. A principal motivação deste trabalho é dar continuidade e evoluir essa ferramenta por meio da incorporação de um módulo que permite a criação de views e constraints, visando expandir as possíveis aplicações práticas dos conceitos e teorias de BD. Atualmente, nenhuma ferramenta gráfica gratuita para projeto de BD relacional suporta a definição interativa de visões e restrições de integridade, sendo assim, esta extensão contribui grandemente para a comunidade.
Palavras-chave: brModeloWeb, projeto de banco de dados, visões, restrições de integridade

Referências

Brooke, J. (1995). SUS: A Quick and Dirty Usability Scale. Usability Evaluation in Industry, 189.

Henry F. Korth, S. S. and Silberschatz, A. (2019). Database System Concepts, 7 edition.

Mello, R., Cândido, C. H., and Neto, M. B. S. (2020). Ferramenta brModelo: Quinze Anos! In Sessão de Demos do XXXV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.

Mello, R., Cândido, C. H., and Neto, M. B. S. (2021). brModelo: An Initiative for Aiding Database Design. Journal of Information and Data Management, 12(2).

Mota, A. N. (2021). Incorporação de um Módulo de Criação de Visões e Restrições de Integridade na Ferramenta brModeloWeb. Trabalho de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação, INE/CTC/UFSC.
Publicado
19/09/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MOTA, Arthur Nascimento; S. NETO, Milton Bittencourt; MELLO, Ronaldo dos Santos. Uma Extensão da Ferramenta brModeloWeb para o Suporte à Definição de Visões e Restrições de Integridade. In: DEMONSTRAÇÕES E APLICAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 37. , 2022, Búzios. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 83-88. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd_estendido.2022.21848.