KnowOntoAsk: An Ontology-Based Framework for Human-AI Collaborative Knowledge Exploration in Organizational Decision-Making Processes

Resumo


A exploração de conhecimento para apoiar a tomada de decisão é, por natureza, desafiadora, uma vez que indivíduos frequentemente iniciam esse processo com perguntas imprecisas. Além disso, ela depende da capacidade de explorar informações distribuídas em fontes heterogêneas e, para agravar o desafio, decisões organizacionais passadas raramente são reutilizáveis, resultando na perda de conhecimento institucional valioso que poderia orientar escolhas futuras. Este trabalho propõe o KnowOntoAsk, um framework orientado por conhecimento que utiliza ontologias formais para modelar o domínio a partir de fontes de dados diversas e conduzir diálogos interativos orientados a objetivos. O framework inclui uma fase de onboarding, que auxilia os indivíduos na formulação de seus objetivos iniciais, e a geração de perguntas de esclarecimento sensíveis ao contexto, com o objetivo de refinar suas consultas e revelar informações ausentes — promovendo, assim, uma descoberta mais eficaz e decisões mais bem fundamentadas nas organizações.

Palavras-chave: Knowledge Exploration, Knowledge Discovery, Ontology, Human-AI Interaction, Decision-Making

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Publicado
29/09/2025
DE MEDEIROS, Antony Seabra; SCHWABE, Daniel; LIFSCHITZ, Sergio. KnowOntoAsk: An Ontology-Based Framework for Human-AI Collaborative Knowledge Exploration in Organizational Decision-Making Processes. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES (WTDBD) - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 40. , 2025, Fortaleza/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 161-167. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd_estendido.2025.247613.