Fatores Socioeconômicos e Desigualdade na Mobilidade de Curta Distância aos Serviços Urbanos de Curitiba
Resumo
Este artigo investiga como a acessibilidade temporal a pontos de interesse urbano em Curitiba relaciona-se com indicadores socioeconômicos. A análise considera os tempos de acesso aos principais pontos de interesse através de caminhada e compara esses resultados com fatores como atividade econômica e escolaridade dos habitantes. Através de um modelo de regressão (Experimento 1) que quantificou o impacto de variáveis socioeconômicas nos tempos de acesso, complementado por uma análise de clusterização socioespacial (Experimento 2) que identificou territórios prioritários para intervenções, este estudo demonstra como desigualdades estruturais se manifestam na acessibilidade urbana e propõe uma metodologia replicável de análise.
Palavras-chave:
acessibilidade temporal, desigualdade urbana, regressão, clusterização socioespacial
Referências
Adorno, B. V., Pereira, R. H., and Amaral, S. (2025). Combining spatial clustering and spatial regression models to understand distributional inequities in access to urban green spaces. Landscape and Urban Planning, 256:105297.
Araujo, A. S. d., Massucheto, J., Bugs, G. T., Saraiva, M. V. P., and Duarte, F. (2025). Unveiling inequalities: The intersection of gender and income in accessibility in curitiba, brazil. Journal of Transport Geography, 123:104136.
Bruno, M., Monteiro Melo, H. P., Campanelli, B., and Loreto, V. (2024). A universal framework for inclusive 15-minute cities. Nature Cities, 1(10):633–641.
Fol, S. and Gallez, C. (2014). Social inequalities in urban access: Better ways of assessing transport improvements. In Urban Access for the 21st Century: Finance and Governance Models for Transport Infrastructure, pages 46–86. Routledge.
Nicoletti, L., Sirenko, M., and Verma, T. (2022). Disadvantaged communities have lower access to urban infrastructure.
Araujo, A. S. d., Massucheto, J., Bugs, G. T., Saraiva, M. V. P., and Duarte, F. (2025). Unveiling inequalities: The intersection of gender and income in accessibility in curitiba, brazil. Journal of Transport Geography, 123:104136.
Bruno, M., Monteiro Melo, H. P., Campanelli, B., and Loreto, V. (2024). A universal framework for inclusive 15-minute cities. Nature Cities, 1(10):633–641.
Fol, S. and Gallez, C. (2014). Social inequalities in urban access: Better ways of assessing transport improvements. In Urban Access for the 21st Century: Finance and Governance Models for Transport Infrastructure, pages 46–86. Routledge.
Nicoletti, L., Sirenko, M., and Verma, T. (2022). Disadvantaged communities have lower access to urban infrastructure.
Publicado
29/09/2025
Como Citar
I. DE ALMEIDA, Matheus; LÜDERS, Ricardo; GOMES-JR, Luiz.
Fatores Socioeconômicos e Desigualdade na Mobilidade de Curta Distância aos Serviços Urbanos de Curitiba. In: DATA SCIENCE FOR SOCIAL GOOD BRAZILIAN WORKSHOP (DS4SG) - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 40. , 2025, Fortaleza/CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 252-261.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd_estendido.2025.247883.
