e-kids: Uma Ferramenta no Auxílio da Aprendizagem de Crianças Portadoras de Disfunção Global do Desenvolvimento (Autista), baseada no método ABA
Resumo
Este artigo apresenta um protótipo de aplicação para auxiliar profissionais da área de psicologia que utilizam o método ABA no ensino da aprendizagem de crianças portadoras de disfunção global do desenvolvimento, ou simplesmente autismo, como é popularmente conhecida. O e-kids é um protótipo que será descrito de forma detalhada para mostrar quão é importante o uso de novas tecnologias no processo da construção do conhecimento do alfabeto, números, cores, imagens entre outros.
Referências
COSTA, Maria Ione Ferreira da; NUNESMAIA, Henrique Gil da Silva. Diagnóstico genético e clínico do autismo infantil. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 56, n. 1, mar. 1998 . Disponível em [link]. acesso em 19 jan 2011.
DIEGO R. Colombo Dias, JOSÉ R. Ferreira Brega, ILDEBERTO A. Rodello, JOSÉ R. Pereira Lauris. Sistema de Multiprojeção para o Auxílio ao Ensino de Odontologia. WIM – X Workshop de Informática Médica, 2010, Belo Horizonte. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2010.
FIOLHAIS, Carlos; TRINDADE, Jorge. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 25, n. 3, set. 2003 . Disponível em [link]. acesso em 19 jan. 2011.
KLIN, Ami. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, 2006. Disponível em [link]. acessos em 27 jan. 2011.
PAIVA Junior; RIBEIRO, Sabrina. Pesquisa do CDC revela número alto de prevalência de autismo nos EUA em crianças de oito anos, além de grande aumento em relação a pesquisa anterior. Revista Autismo: Informação gerando ação. Ed 0, Set 2010. Disponível em: [link] Acesso em 19 Jan 2011
LEAR, K. Ajude-nos a Aprender. (Help us Learn: A Self-Paced Training Program for ABA Part 1:Training Manual). Traduzido por Windholz, M.H.; Vatavuk, M.C.; Dias, I. S.;Garcia Filho, A.P. e Esmeraldo, A.V.Canadá, 2004.