e-kids: Uma Ferramenta no Auxílio da Aprendizagem de Crianças Portadoras de Disfunção Global do Desenvolvimento (Autista), baseada no método ABA

  • Otilio Paulo da Silva Neto IFPI
  • Paulo Tarcilio de Sousa e Carvalho Instituto de Ensino Superior R. Sá
  • Aislan Rafael Rodrigues de Sousa IFPI

Resumo


Este artigo apresenta um protótipo de aplicação para auxiliar profissionais da área de psicologia que utilizam o método ABA no ensino da aprendizagem de crianças portadoras de disfunção global do desenvolvimento, ou simplesmente autismo, como é popularmente conhecida. O e-kids é um protótipo que será descrito de forma detalhada para mostrar quão é importante o uso de novas tecnologias no processo da construção do conhecimento do alfabeto, números, cores, imagens entre outros.

Referências

BALEN, Sheila Andreoli; MASSIGNANI, Rosiana; SCHILLO, Raquel. Aplicabilidade do software Fast Forword na reabilitação dos distúrbios do processamento auditivo: resultados iniciais. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 10, n. 4, dez. 2008. Disponível em [link]. acesso em 19 jan. 2011.

COSTA, Maria Ione Ferreira da; NUNESMAIA, Henrique Gil da Silva. Diagnóstico genético e clínico do autismo infantil. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 56, n. 1, mar. 1998 . Disponível em [link]. acesso em 19 jan 2011.

DIEGO R. Colombo Dias, JOSÉ R. Ferreira Brega, ILDEBERTO A. Rodello, JOSÉ R. Pereira Lauris. Sistema de Multiprojeção para o Auxílio ao Ensino de Odontologia. WIM – X Workshop de Informática Médica, 2010, Belo Horizonte. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2010.

FIOLHAIS, Carlos; TRINDADE, Jorge. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 25, n. 3, set. 2003 . Disponível em [link]. acesso em 19 jan. 2011.

KLIN, Ami. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, 2006. Disponível em [link]. acessos em 27 jan. 2011.

PAIVA Junior; RIBEIRO, Sabrina. Pesquisa do CDC revela número alto de prevalência de autismo nos EUA em crianças de oito anos, além de grande aumento em relação a pesquisa anterior. Revista Autismo: Informação gerando ação. Ed 0, Set 2010. Disponível em: [link] Acesso em 19 Jan 2011

LEAR, K. Ajude-nos a Aprender. (Help us Learn: A Self-Paced Training Program for ABA Part 1:Training Manual). Traduzido por Windholz, M.H.; Vatavuk, M.C.; Dias, I. S.;Garcia Filho, A.P. e Esmeraldo, A.V.Canadá, 2004.
Publicado
19/07/2011
SILVA NETO, Otilio Paulo da; CARVALHO, Paulo Tarcilio de Sousa e; SOUSA, Aislan Rafael Rodrigues de. e-kids: Uma Ferramenta no Auxílio da Aprendizagem de Crianças Portadoras de Disfunção Global do Desenvolvimento (Autista), baseada no método ABA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 11. , 2011, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1924-1927. ISSN 2763-8952.